22/08/2023
Economia

Vivo e Oi mudam cobrança por uso de internet no celular

A operadora de telefonia móvel Oi passa a implantar, a partir do dia 1º de dezembro, a nova medida que corta a internet dos clientes pré-pagos e plano controle que atingirem os limites da franquia dos pacotes de internet para celular. A medida vale para celulares de todo o país.

Com a mudança, os consumidores que antes continuavam utilizando a internet com velocidade reduzida após o fim da franquia agora terão de contratar um pacote adicional para seguir navegando pelo celular. A mudança afeta apenas os planos pré-pagos e Oi Controle. A Oi afirmou ver o novo modelo de cobrança adicional como “uma tendência mundial”.

A Vivo, que já havia anunciado a troca do modelo, passou a aplicar o novo sistema na última quinta-feira (6) para clientes pré-pagos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em nota, a empresa informou que os consumidores dos dois estados receberam uma mensagem de texto, com antecedência, informando sobre a novidade. A mudança deverá ser estendida para outras regiões nos próximos meses e "futuramente para os clientes de planos pós-pagos", de acordo com a Vivo.

Os usuários do serviço pré-pago da Vivo receberão uma mensagem de texto oferecendo um pacote adicional de 50 megabytes, ao custo de R$ 2,99 e com duração de sete dias, sempre que o consumo da franquia chegar ao fim.

De acordo com a operadora, o cliente do pré-pago pode optar por contratar um pacote com mais dados, caso não queira pagar pelo serviço adicional, ou consumir um plano semanal, por R$ 6,90, que além da internet, permite fazer ligações e enviar SMS ilimitado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.