22/08/2023
Agronegócio Em Alta Guarapuava Turismo

Vocação de Guarapuava é reconhecida em decreto presidencial

Guarapuava sedia maltaria que abastace 30% do mercado nacional de cervejas, além de 11 cervejarias artesanais premiadas internacionalmente

Título concedido (Foto: Reprodução/Freepik)

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que concede a Guarapuava o título de ‘Capital Nacional da Cevada e do Malte’. A assinatura do Presidente ocorreu nessa terça (3), em Brasília. O projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente do país, tem a autoria da deputado federal Marcos Brasil. Ele protocolou o PL a pedido da secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.

Já considerada como ‘Capital Paranaense da Cevada e do Malte, de acordo com a Lei Estadual 19.124, de 2017’, da deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB), o município abriga a maior maltaria da América Latina. A unidade atende 30% do mercado nacional de cervejas. Destaque para a produção de malte pilsen, a Agrária Malte conta com produção de 360.000 toneladas de malte por ano. Também passou a produzir alguns maltes especiais, como Malte Pale Ale, Vienna e Munique, todos com cevada 100% nacional. Possui certificação FSSC 22000, de segurança de alimentos e boas práticas de fabricação.

Nesse contexto, o surgimento de cervejarias artesanais foi apenas uma consequência. O clima ameno e a qualidade do solo proporcionam condições ideais para o cultivo desses cereais. Dessa forma, garante matéria-prima de alta qualidade para as cervejarias locais. Tanto é que as 11 cervejarias de Guarapuava, que compõem a ‘Rota da Cerveja’, produzem mais de 100 tipos de cervejas. Muitos desses rótulos já levantaram prêmios internacionais.

DIVULGAÇÃO

Para fomentar esse nicho, a então Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo, organizou a Associação dos Produtores de Cervejas Artesanais, em 2018. Mas nos últimos anos, a atual Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, em parceria com entidades, começou a promover festivais de cerveja. Empresas particulares também organizam ‘tours’ pelas cervejarias, atraindo turistas. A divulgação dessa potencialidade econômica e turística também ganha divulgação em feiras estaduais e nacionais, com estandes que divulgam o setor.
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Cristina Esteche

Jornalista

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