22/08/2023
Brasil Política

Votação neste domingo (2) segue horário de Brasília em todo o país

Nos estados que seguem fuso horário diferente daquele de Brasília, o horário local de abertura das urnas será adequado

relogios

Nos estados que seguem fuso horário diferente daquele de Brasília, o horário local de abertura das urnas ficará diferente (Foto: Reprodução/Pixabay)

O eleitor deve ter atenção redobrada neste domingo (2), pois diferentemente de pleitos anteriores, o período de votação para as Eleições 2022 foi unificado em todo o país. Assim, seguirá somente o horário de Brasília, não mais levando em consideração diferenças de fuso horário.

A decisão pela unificação se deu pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda em dezembro. A justificativa é de que dessa maneira, o TSE poderá iniciar a apuração e a divulgação de resultados logo após o fim da votação, sem a necessidade de se aguardar os estados com fuso mais atrasado.

Com a decisão, todas as seções eleitorais do país estarão abertas das 8h às 17h no horário de Brasília. Somente poderão votar após as 17h de Brasília os eleitores que já estiverem na fila.

FUSO HORÁRIO

Nos estados que seguem fuso horário diferente daquele de Brasília, a abertura das urnas ocorrerá em horário diferente. É o caso de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e parte do Amazonas. Nesses estados a votação ocorrerá de 7h às 16h, no horário local.

Contudo, no Acre e em algumas seções eleitorais do Amazonas, as urnas abrirão e fecharão com duas horas de antecedência. Nesse caso, a votação ocorrerá das 6h às 15h. Já na ilha de Fernando de Noronha, onde o fuso é uma hora adiantado em relação a Brasília, as urnas devem ficar abertas de 9h às 18h.

DIVULGAÇÃO

A previsão do TSE é iniciar a divulgação de resultados logo após o encerramento da votação. Os números poderão ser acompanhados, por exemplo, pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis nas lojas Android e iOS.

Por fim, a Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para este fim.

(*Com informações Agência Brasil)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo