22/08/2023
Cotidiano Em Alta Esportes Guarapuava

Welder Knaf entra no top 5 do ranking mundial de tênis de mesa

O paratleta Welder Knaf ocupa a 4ª colocação no ranking individual da classe 3 e lidera o ranking mundial de duplas

Knaf está entre os melhores do mundo (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Guarapuava volta a se destacar no cenário esportivo internacional com o desempenho do paratleta mesa-tenista Welder Knaf. Knaf alcançou a 4ª colocação no ranking mundial individual da classe 3. E com isso, assumiu a liderança do ranking mundial de duplas, ao lado do atleta Lucas Carvalhal. O resultado consolida o guarapuavano entre os principais nomes do paratênis de mesa mundial.

Conforme Welder Knaf, a posição no ranking é fruto de uma sequência consistente de resultados ao longo da temporada em competições do circuito internacional da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). “Estou muito feliz, é uma sensação de dever cumprido. Depois de quatro anos parado, voltar em poucos meses e alcançar esses resultados foi até além do que eu imaginava”.

Welder possui uma trajetória marcada por conquistas expressivas representando o Brasil. O atleta já participou do Parapan-Americanos de 2003, quando conquistou medalha de ouro por equipes, além de ter sido prata no individual e ouro por equipes nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Em 2008, integrou a equipe que conquistou a primeira medalha do Brasil no tênis de mesa paralímpico, nos Jogos Paralímpicos de Pequim, feito histórico para a modalidade. Ele também representou o país na Paralimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, mantendo presença constante em competições de alto rendimento.

O mesatenista guarapuavano compete na classe 3, categoria destinada a atletas que não possuem controle do tronco, mas apresentam mínima limitação nos membros superiores, exigindo elevado nível técnico, físico e estratégico durante as partidas.

Welder Knaf (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

DISPUTAS EM DUPLA E INDIVIDUAL

Nas disputas de duplas, a parceria com Lucas Carvalhal tem se mostrado decisiva para os resultados expressivos. “O jogo deu muito certo. Temos estilos complementares, pensamos parecido em estratégia e isso tira um pouco do peso da competição. A gente se diverte jogando e isso faz diferença”. A dupla já conquistou títulos no ITTF World Para Elite Spokane 2025, no ITTF World Para Elite São Paulo 2025 e no Campeonato Parapan-Americano de Tênis de Mesa 2025, além de bons desempenhos em outras etapas internacionais, somando 2.640 pontos e garantindo a liderança do ranking mundial.

No individual, Welder também acumulou resultados relevantes, como o título do ITTF World Para Elite São Paulo 2025, além de vice-campeonatos e semifinais em torneios internacionais, alcançando 1.607 pontos, que o colocam na 4ª posição do ranking mundial da classe 3. Um dos destaques da temporada foi a vitória sobre o atual número 1 do mundo em uma final disputada no Brasil. “Era um torneio fortíssimo, com os principais atletas do mundo, e conseguir ganhar do número 1 do ranking foi um indicativo muito positivo de que eu ainda estava em alto nível”.

Por fim, Welder afirmou a importância do apoio da Prefeitura de Guarapuava. “É fundamental. As duas competições que disputei nos Estados Unidos neste ano foram custeadas com recursos do município. Se eu não tivesse ido, dificilmente teria alcançado o ranking que tenho hoje. Vestir o uniforme da Seleção e levar o nome da cidade é emocionante. A gente carrega Guarapuava junto em cada jogo, defendendo e exaltando a cidade no cenário internacional”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.