22/08/2023
Agronegócio

WinterShow 2014 supera expectativas e Agrária já organiza evento de verão

Com uma densa programação de três dias, envolvendo palestras técnicas, informações de mercado, novidades tecnológicas e demonstrações de máquinas e equipamentos, o WinterShow 2014 atingiu seu objetivo de grande difusor da excelência em cereais de inverno. O evento teve, ao todo, sete rodadas de apresentações de pesquisas em cada Estação FAPA, quatro palestras de convidados, 72 empresas expositoras e aproximadamente 5.500 visitantes.

Além de estandes de empresas de produtos, máquinas agrícolas e serviços, o WinterShow contou com um estande institucional da Agrária. No espaço organizado pelo departamento de marketing da Cooperativa, cooperados e visitante tiveram a oportunidade de se reunir e debater a cerca de palestras, da safra, das novidades tecnológicas, interagir com a equipe da Agrária e conhecer detalhes das unidades de negócio da Agrária e seus produtos. Cada indústria da Cooperativa, além do Colégio Imperatriz, Fundação Semmelweis e Fundação Cultural Suábio-Brasileira, expôs informações e produtos, além de contar com representantes da área no estande.

Um dos destaques do evento é a noção de cadeia de produção que ele revela. Fornecedores de insumos, produtores, agrônomos, pesquisadores, representantes de áreas comerciais e marketing, além de clientes, participaram do WinterShow, demonstrando, de acordo com o gerente agrícola da Agrária, André Spitzner, o empenho com o qual essa cadeia trata a produção cereais de inverno. “O cooperado é o elo central da cadeia de produção e o WinterShow, com tudo o que oferece, é importante para consolidar a visão dessa cadeia como um todo”, reforçou.

A presença em peso de clientes das unidades de negócios foi um dos diferenciais da edição de 2014, na avaliação do diretor presidente da Agrária, Jorge Karl. “Dessa forma, conseguimos mostrar a eles o que temos atualmente em campo, o que a pesquisa desenvolveu nos últimos anos e os resultados apresentados pelos cooperados”, destacou. “E se os clientes vêm, significa que têm interesse no nosso trabalho. Temos a visão de toda a cadeia, da pesquisa ao mercado, e o WinterShow é importante para mostrar isso aos clientes”, acrescentou.

NOVIDADES TECNOLÓGICAS

Em relação aos principais cereais de inverno, alguns dos destaques em desenvolvimento e estudo por parte da FAPA são os materiais genéticos de trigo que alcançam produtividades superiores e, na cevada, o lançamento da Embrapa em parceria com a FAPA da variedade BRS Korbel, que apresenta tolerância a oídio. “Vamos passar para um novo patamar de produtividade na cultura do trigo. As empresas estão trabalhando com materiais genéticos que conseguem obter produtividades superiores. Em curto espaço de tempo, chegar a 6.000 kg/ha de trigo não será mais um diferencial”, avaliou o coordenador da FAPA, Leandro Bren.

Por sinal, Jorge Karl apontou as palestras técnicas dos pesquisadores da FAPA como um dos pontos altos da edição deste ano. “É difícil citar apenas um (destaque), mas as palestras das estações são muito bem focadas e importantes para o público em geral”, avaliou.

A Agrária já iniciou as ações para o Dia de Campo de Verão 2015, a ser realizado na primeira semana de março.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.