Da Redação
Guarapuava – O WinterShow 2016 entra no segundo dia de palestras e outros eventos técnicos. O palestrante do dia está sendo Fabio Meneghin, da Agroconsult. Ele aborda o tema “Perspectivas de Mercado”. As palestras simultâneas ministradas por pesquisadores da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA)) terão continuidade, assim como as visitas aos estandes. A programação também conta com o workshop “Qualidade de Farinha”, às 15h, e a palestra “Qualidade de Semeadura”, será às 16h, contando também com uma dinâmica de máquinas às 17h. O evento acontece na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios.
Doutor em Ciência da Educação pela Universidad de La Empresa (Uruguai), Tejon, da TCA International, José Luiz Tejon apresentou a palestra “Quem vai e quem fica: Os desafios dos produtores rurais”. Tejon é orador das áreas de gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana.
“O produtor do futuro será um gestor de dados de precisão”. A frase do segundo palestrante deste WinterShow 2016, José Luiz Tejon, reflete bem o conteúdo de sua aula, que trata, através de exemplos do passado com vistas ao futuro, dos desafios contemporâneos de ser um produtor rural e de trabalhar com o agronegócio em geral.
Para Tejon, o produtor hoje não deve somente fazer parte da cadeia produtiva, mas também conhecê-la e monitorá-la profundamente, conhecer os indicadores e estar sempre informado de todos os elos do mercado: desde a origem das matérias-primas, até a logística, o câmbio, o mercado, etc.
Ao longo de sua palestra, ele mostrou exemplos de tendências que foram apresentadas no passado, muitas vezes tratadas como “devaneios” pelas pessoas da época, mas que atualmente fazem parte do cotidiano da maioria dos produtores rurais. Segundo ele, isso mostra que o agricultor de hoje também deve tentar perceber quais as tendências do futuro, incluindo a demanda por sustentabilidade e rastreabilidade na originação.