22/08/2023



Agronegócio

WINTERSHOW está sendo realizado em Entre Rios

imagem-31585

Começou na manhã de hoje, quarta-feira (19) o WinterShow 2011. Voltado a destacar a tecnologia da cadeia produtiva das culturas de inverno, o evento promete ser mais uma vez um dos mais importantes encontros do segmento, apresetando tanto uma visão técnica de pesquisa e da condução de lavouras, quanto um panorama de padrões de qualidade na industrialização de produtos como trigo e até a situação do agronegócio no momento.

A programação acontece no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, com palestras na parte da manhã, no Centro Cultural Mathias Leh, e apresentação de resultado de pesquisas, à tarde, nos campos da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA). No mesmo local, o público também poderá visitar estandes de empresas do agronegócio e presenciar dinâmica de equipamentos agrícolas.

Como já ocorreu em outras edições do WinterShow, haverá nesta o lançamento de uma nova cultivar: desta vez, de aveia, a URSFAPA SLAVA – um trabalho conjunto da UFRGS e da FAPA. Para o primeiro dia, o início das atividades foi antecipado, com a primeira palestra começando às 8h15.

Aberto não só a cooperados da Agrária, mas ao público interessado em culturas de inverno, o WinterShow deverá reunir agricultores de toda a região de Guarapuava, ao lado de estudantes de cursos médios, técnicos ou superiores ligados de alguma forma à agricultura.

Neste ano, a Agrária anunciará uma novidade por ocasião do evento: a construção de uma indústria para o processamento de milho. Um protocolo entre governo do Estado e dirigentes da Cooperativa será assinado neste dia 19, no Centro Cultural, por volta das 11h, após a segunda palestra do evento. O ato contará com a presença do governador Beto Richa e autoridades estaduais, regionais e municipais.

Superando expectativas

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, o evento está superando a expectativa. “O público está comparecendo em grande número e as palestras são de alto nível. Temas de grande importância para o agronegócio estão sendo debatidos. Acredito que este será um dos maiores eventos já realizados pela Agrária”, enfatiza o presidente.

Governador

A presença do governador do Paraná, Beto Richa, está confirmada para às 11h00. No evento, Richa e a diretoria da Agrária farão o anuncio do investimento da cooperativa de R$ 124 milhões na construção de uma nova unidade beneficiadora de milho.

Confira a programação completa do WinterShow 2011

CENTRO CULTURAL
Dia 19/10

8h15 – Abertura
8h30 – José Eloir Denardin / Embrapa-Trigo
Tema: Mecanização do Sistema Plantio Direto para Emergência de Fertilidade no Solo

9h30 – Visitação a estandes

10h00 – Alexandre Mendonça de Barros (MB Agro Associados)
Tema: Conjuntura Agropecuária

(11h00 – Assinatura de protocolo para a construção de uma indústria de processamento de milho da Agrária – Presença de dirigentes da Cooperativa, do governador Beto Richa e de outras autoridades)

Dia 20/10

8h30 – Visitação a estandes

9h – Luiz Carlos Caetano – Assessor técnico da Abitrigo
Tema: Qualidade do Trigo na Nova Classificação

10h – Visitação a estandes

11h – Sandra Mara Vieira Fontoura – FAPA (fertilidade de solo)
Tema: Manejo da Fertilidade do Solo em Cereais de Inverno

PROGRAMAÇÃO NA FAPA
19 e 20 de outubro

Palestras simultâneas

Juliano Luiz de Almeida – FAPA (trigo)
Luiz Carlos Federizzi – UFRGS
Marcelo Teixeira Pacheco – UFRGS
Lançamento da Cultivar de Aveia Branca URSFAPA Slava e o Mercado Brasileiro de Aveia

Noemir Antoniazzi – FAPA (cevada)
Euclydes Minella – Embrapa-Trigo (melhorista de cevada)
Manejo de Cultivares de Cevada Cervejeira

Heraldo Rosa Feksa – FAPA (fitopatologia)
Manejo do Complexo de Doenças nas Culturas de Trigo e Cevada

Horários
(Cada palestra acontece em dois horários a cada tarde)

13h30 – 14h10
16h10 – 16h50

Dinâmica de máquinas

14h40 – 15h30
17h20 – 18h00

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo