22/08/2023



Agronegócio

WinterShow: show de tecnologia aérea em Entre Rios

imagem-101945

* Por Rogério Thomas e Bárbara Franco, com fotos de Lizi Dalenogari

As demonstrações com as máquinas agrícolas sempre são um atrativo à parte no WinterShow. E este não foi diferente. Enquanto no solo as empresas parceiras da Cooperativa Agrária, organizadora do evento, que este ano ocorreu entre os dias 20 e 23 de outubro, no distrito guarapuavano de Entre Rios, demonstraram a evolução dos maquinários agrícolas que atuam na terra. Enquanto isso, no céu a demonstração da aviação agrícola encheu os olhos dos produtores.

No distrito de Entre Rios está uma das melhores aeronaves agrícolas do País. O empresário Walter Milla conta que iniciou na atividade aérea há 13, em 2002. Dois anos depois, a Agrária realizava a primeira edição do WinterShow. “Além de demonstração do que há de mais moderno em termos de tecnologia, a WinterShow é uma vitrine para todas as áreas. É uma ótima possibilidade de divulgação do nosso trabalho, por isso sempre participamos”, explica Walter.

VANTAGENS

Walter Milla destaca entre as vantagens da pulverização agrícola o fato de a aeronave não causar danos na cultura, com o amassamento das plantas. “Só nesse quesito, já há uma vantagem para o produtor. Essa economia ocorre, principalmente, na lavoura de milho, onde os pulverizadores autopropelidos amassa, mais ou menos nove sacos de milho, enquanto que a aplicação aérea custa um pouco mais que um saco de milho”, explicou o piloto. “É compensatório o uso do avião agrícola”, acrescenta.

CHUVA DE NABO

Uma das tecnologias que é utilizada pelo trabalho de Walter Mila é a semeadura de nabo através da aviação agrícola. “É um serviço inovador que agente presta.  Quando a soja começa a desfolhar a gente joga o nabo para fazer uma pré cobertura. Essa tecnologia viva é utilizada também para trigo, cevada ou milho”, explicou.

O INICIO

Desde criança Walter Milla acompanhava aviação agrícola. Sempre se interessou em aviação e com 25 anos fez curso de piloto privado e em seguida o curso de piloto comercial e o curso de instrutor de voo. “Faço o que gosto e busco qualificação constante. Atendo os produtores de forma profissional, sempre busco tornar a atividade agrícola cada vez mais rentável”, explicou.

Atualmente, Walter Milla atende a região de Guarapuava, Pinhão, Mangueirinha, Turvo, Santa Maria do Oeste e Candói. Nessa época de final de ano e começo de janeiro atende também o Estado do Mato Grosso do sul.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo