22/08/2023
Cotidiano

Xarquinho integra "Feira Solidária"

imagem-87105

Da Redação 

Os Moradores do Bairro Xarquinho, em Guarapuava, passam a compor o programa Feira Solidária. Lançado na tarde desta quinta feira (26), a proposta do programa é garantir a troca de materiais recicláveis por alimentos. Tudo produzido pelas famílias de pequenos produtores rurais do município.

O programa é coordenado pelas secretarias municipais de Agricultura, de Meio Ambiente e de Assistência Social, o programa utiliza recursos do município na aquisição de alimentos produzidos pelo agricultor familiar. “A cada feira, a pessoa pode trocar cinco quilos de material reciclável por um quilo de alimento. A população poderá contar com toda a parte de panificação, como pão e cuca, além de macarrão e verduras, por exemplo. E pretendemos incrementar a variedade com queijo e leite”, destaca o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.

“Nosso principal objetivo é retirar o lixo da cidade e oferecer produtos de qualidade e frescos para a comunidade, além de valorizar nosso agricultor familiar. Por meio deste projeto poderemos viver em um lugar mais limpo, retirando materiais que poderiam entupir galerias pluviais e rios, por exemplo”, ressalva o prefeito Cesar Silvestri Filho.  

A produtora rural Jaqueline Lopes, que mora com a família no Paiol de Telha, Distrito de Entre Rios, estava feliz em ver a grande fila que se formou para a troca de alimentos. “Há dois anos, tudo mudou. Antes a gente plantava, mas não sabia se ia vender. Hoje aumentaram as possibilidades de entrega, então a gente planta e sabe que vai vender”, conta ela, destacando que a renda da família cresceu 90% com a implantação das feiras do produtor e a entrega de produtos para a merenda escola municipal e estadual, além da parceria com a prefeitura na panificadora comunitária. Já a operadora ecológica Rosalina da Silva diz que já sabe o que fazer com os materiais que não tem valor comercial. “Vou trazer sempre na feira. Agora é bom para gente fazer a limpeza do pátio”, garante Rosalina. 

Além do Xarquinho, outros bairros da cidade serão beneficiados, como Adão Kaminski, Vila Karen, São José, Bonsucesso, Paz e Bem, Jardim das Américas, Colibri, Mansueto, Campo Velho, Boqueirão, Feroz, Primavera, Planalto, Vila Bela, São Miguel e os distritos da Palmeirinha e de Entre Rios. “A feira acontecerá toda quinta-feira e sexta, conforme cronograma que será divulgado nesses locais”, finaliza Vezzaro.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.