Bárbara Franco
O Zé Gotinha, personagem tradicional do combate e prevenção de doenças infantis, passou pelas ruas de Inácio Martins convidando as crianças para se vacinarem contra a Poliomielite e também para a multivacinação, neste sábado (15) no Posto de Saúde da cidade, que fica na rua Rosendo Costa Cristo, Centro de Inácio Martins. Devem ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos incompletos.
A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa e afeta o sistema nervoso provocando paralisia irreversível. Apesar de o Brasil não apresentar casos da doença desde 1990, o ministério alerta que é importante imunizar as crianças para evitar que a doença volte a ser registrada em território nacional, pois em outros países ainda há casos de infecção.
Durante a campanha, os pais podem colocar em dia outras vacinas dos filhos. Serão aplicadas doses contra rotavírus, varicela, meningites, tuberculose, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, febre amarela, hepatites. Basta que os pais levem a caderneta da criança para que os profissionais de saúde avaliem as doses atrasadas.
Para facilitar o acompanhamento do calendário de vacinação, o ministério disponibiliza o aplicativo Vacinação em Dia. Ele permite que o usuário verifique o calendário tanto das vacinas para adultos quanto para as crianças e calcula quando a pessoa deve comparecer ao posto para tomar uma nova dose.
Na ferramenta, estão disponíveis informações sobre todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e lembretes das campanhas. O aplicativo está disponível para tablets e smartphones com sistemas operacionais iOS e Android.