22/08/2023
Educação

Zeca Diceu pede celeridade na abertura de cursos de medicina

imagem-103008

Da Redação, com assessoria

Brasília – O deputado federal Zeca Dirceu esteve no Ministério da Saúde em audiência com o novo ministro da pasta, Marcelo Costa e Castro, quando pediu celeridade na abertura dos cursos de medicina no estado. Quatro cidades paranaenses já foram selecionadas para receber os novos cursos: Guarapuava, Pato Branco, Umuarama e Campo Mourão. Zeca Dirceu acompanhou e apoiou os municípios junto ao Governo Federal para que fossem contemplados e está lançando nesta quinta-feira (19) a Frente Parlamentar Mista pela Ampliação dos Cursos de Medicina, na Câmara dos Deputados.
 
Zeca Dirceu destacou o assunto na audiência por terem surgido liminares na justiça em razão de pedido de recursos com relação ao credenciamento das instituições, ocasionandoo adiamento da abertura dos cursos. “É de extrema importância que os cursos sejam abertos e já beneficiem os estudantes paranaenses em 2016, são cursos que vão garantir a formação de médicos para suprir necessidades no atendimento de saúde no futuro”, disse o deputado federal.
 
O parlamentar destacou ainda o motivo da criação da frente parlamentar. “Decidi liderar uma frente parlamentar pela criação de mais cursos de medicina por conhecer de perto a necessidade de médicos e o sucesso do Mais Médicos. Já são quase 200 parlamentares que estão se unindo a mim para termos mais força diante das demais estâncias responsáveis pela abertura das novas vagas do curso”, disse Zeca Dirceu que deve lançar a Frente Parlamentar Mista pela Ampliação dos Cursos de Medicina nesta quinta-feira (19).
 
Marcelo Castro recebeu  as solicitações apresentadas pelo parlamentar e afirmou que o Governo Federal está dedicado ao Programa Mais médicos, que engloba a ampliação do número de vagas. “O Ministério da Saúde é um dos mais interessados na ampliação do número de médicos formados no país para atender a nossa população. Em parceria com o MEC vamos fazer o possível para garantir a abertura desses cursos o quanto antes”, disse o ministro.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.