22/08/2023
Em Alta Guarapuava Paraná Política

Executiva do PT aprecia recursos e confirma resultado no PED 2025

Executiva Estadual do PT confirmou vitória do deputado estadual Arilson Chiorato. Mas o deputado federal Zeca Dirceu vai recorrer da decisão

Arilson Chiorato e Zeca Dirceu (Foto momtagem: Brainn Belo/RSN)

A Executiva Estadual do PT Paraná se reuniu para avaliar os recursos apresentados e que envolveriam irregularidades em relação às eleições do partido, o Processo de Eleição Direta (PED). E confirmou o resultado, dando a vitória para o deputado estadual Arilson Chiorato. No entanto, o deputado federal Zeca Diceu informou em nota divulgada nesta sexta (1º) que vai recorrer da decisão dessa quinta (31).

A reunião ocorreu no formato híbrido, com participação presencial na sede, em Curitiba, e virtualmente. De acordo com as informações, a reunião contou com membros da Comissão de Organização Eleitoral (COE), responsável por promover o processo democrático interno. Ao todo, houve apresentação de 32 pedidos de revisão por parte das duas candidaturas que chegaram ao segundo turno.

A disputa ocorreu entre o deputado federal Zeca Dirceu e o deputado estadual Arilson Chiorato. A avaliação dos pedidos de impugnação se deu cidade por cidade e na presença de representantes das candidaturas, com respectivos advogados. O Departamento Jurídico do PT também esteve presente na reunião. O recurso de cada cidade teve apreciação individual.

Ainda segundo a executiva estadual, a reunião durou das 11h30 às 20h39 do dia 31 de julho. Todos aqueles pedidos que foram considerados verossímeis ou com a documentação que demonstrasse a seriedade do pleito foram acatados, gerando anulação de votos. Após a análise, o deputado estadual Arilson Chiorato ficou com 8.438 votos. Já o deputado federal Zeca Dirceu registrou 7.949 votos. A diferença entre ambos foi de 489 votos.

ENCONTRO ESTADUAL

A Executiva também debateu sobre o Encontro Estadual. A data prevista é 13 de setembro. O Encontro Estadual é o momento da posse do novo Diretório, que fica a frente do partido por quatro anos. A indicação dos representantes ocorre proporcionalmente à votação das chapas estaduais no primeiro turno.

NOTA OFICIAL

A coordenação da chapa “O PT mais perto de você” informa que vai recorrer à instância nacional e que buscará, nesse espaço, reverter as decisões tomadas pela Executiva Estadual do partido no Paraná em rejeição aos pedidos de impugnação feitos pela chapa do deputado federal Zeca Dirceu. O direito ao recurso é uma das prerrogativas da democracia interna do PT. Segue a nota na íntegra.

“Ressaltamos que a Executiva Estadual – acertadamente – seguiu o regimento partidário e impugnou urnas de municípios que realizaram o PED – Processo de Eleições Diretas – em local diferente do que foi anunciado, como Adrianópolis, Engenheiro Beltrão e Rio Bom. Acertadamente também impugnou os votos de Mandaguari, onde foi comprovada a votação em nome de um filiado já falecido e também a de pessoas que declaradamente não foram votar (ausentes) no segundo turno.

Porém, não refutou, de maneira questionável, alguns municípios que realizaram eleições em endereços privados (residências) e não em locais públicos, como determina o regimento, além de desconsiderar sem critérios as provas contundentes que apresentamos de irregularidades graves:

– Campina Grande do Sul: Urna com votos depositados e lista de assinaturas de votantes preenchida antes mesmo da abertura dos trabalhos de votação;

– Lobato e Contenda: Fiscais impedidos de exercerem sua função;

– Ourizona: Comprovadamente filiado que declarou não ter votado tinha seu nome registrado na lista de presença e seu voto foi computado na apuração;

– Colombo: falsificação de assinatura de filiado que comprovadamente não foi votar, pois encontra-se hospitalizado em regime de internação integral.

Dos 33 recursos analisados no segundo turno do PED, 46% dos pedidos de Arilson Chiorato foram aceitos, contra apenas 25% dos apresentados por Zeca Dirceu, o que ampliou em 489 votos a vantagem do atual presidente na contagem oficial.

“O PT mais perto de você” seguirá denunciando as graves irregularidades ocorridas e irrefutavelmente comprovadas. Em favor da valorização, integridade, legado histórico e seriedade do PED e em respeito à militância do partido no Paraná, que anseia por mudança e por renovação na direção estadual da sigla. Para garantir uma caminhada vitoriosa da reeleição do Presidente Lula em 2026 em todo o Brasil e também muito especialmente no nosso Paraná!”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.