Foto: SR Guarapuava
*Por Luiz Carlos Knuppel Junior
Nesta terça feira, 13 de maio, comemora-se o Dia do Zootecnista, uma das profissões mais importantes dentro do universo da agropecuária. “Trabalhamos com o processo de produção como um todo, desde a seleção genética à parte sanitária até a alimentação e o bem estar do animal na propriedade, algo que afeta a produção” explicou a zootecnista Luciane Silvestre Araújo.
Apesar da importância da profissão e da demanda do mercado de trabalho, ainda existem poucos profissionais atuando a região. De acordo com dados do Sindicato Rural, que nesta terça realizou um café da manhã em homenagem aos zootecnistas, cerca de 15 profissionais credenciados ao sindicato estão atuando em Guarapuava e nas cidades da região, principalmente nas áreas de bovinocultura de corte e de leite. “Guarapuava é uma região agropecuária, com propriedades bem tecnificadas que exigem o acompanhamento de um zootecnista”disse Luciane.
Mesmo em um número pequeno, a classe é bastante unida e aprova ações como o café da manhã do Sindicato Rural. “É muito importante para a valorização da profissão e dar visibilidade a ela” comentou Luciane Silvestre.
De acordo com a gerente do Sindicato, Luciana de Queiroga Bren, o café da manhã aos zootecnistas acontece desde 2013, como forma de homenagem a esta profissão importante. Médicos Veterinários e Agrônomos também recebem homenagens do sindicato nos dias de suas profissões.