Sete planetas do Sistema Solar estarão alinhados no céu na noite desta sexta (28). O fenômeno é uma oportunidade rara para os amantes de astronomia. Marte, Vênus e Júpiter serão os mais fáceis de identificar a olho nu, enquanto para os demais serão necessários equipamentos especiais para ver com clareza.
Apesar de ser chamado de alinhamento, trata-se na verdade de uma conjunção planetária. Ela ocorre quando os planetas ficam aparentemente próximos uns dos outros no céu, formando um arco. Para observá-los melhor, procure um local aberto, sem interferência de luzes artificiais, e olhe na direção do poente, logo após o entardecer.
Apesar de parecerem alinhados do ponto de vista terrestre, os planetas estão a distâncias muito diferentes entre si. Ainda assim, o evento atrai curiosos e entusiastas da astronomia.
Outro destaque do calendário astronômico será em agosto, quando um novo alinhamento está previsto, com Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno visíveis antes do nascer do Sol.
Leia outras notícias no Portal RSN.