Em breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portalEm breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
Centro-Sul lidera eleições e faz história na cultura estadual
Com recorde de participação, Região elege o conselheiro mais votado da história e ocupa nove das 10 cadeiras. Guarapuava elegeu duas
Cristina EstecheJornalista
2 min de leitura
Leo Barroso, o mais votado da história (Foto: redes sociais)
Compartilhar
A Macrorregião Centro-Sul do Paraná não apenas participou, mas fez história na eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Estadual de Cultura do Paraná. A escolha 'online' ocorreu no dia 5 de junho.
De acordo com a Secretaria de Cultura do Paraná, das oito macrorregiões do estado, foi Centro-Sul somou o maioor número de eleitores cafastrados. Nada menos que 749 inscritos, dos quais 62,75% compareceram às urnas, num total de 470 votantes, conforme o placar. Para efeito de comparação, todas as outras sete regiões somadas tiveram 422 votos.
[caption id="attachment_318311" align="alignnone"]Leo Barroso, o mais votado da história (Foto: redes sociais)Leo Barroso, o mais votado da história (Foto: redes sociais) Leo Barroso, o mais votado da história (Foto: redes sociais)[/caption]
E o protagonismo não parou por aí. O jornalista Léo Barroso, de Irati, foi eleito representante da sociedade civil da Região com 415 votos, tornando-se o conselheiro mais votado da história do Conselho Estadual de Cultura.
[caption id="attachment_318309" align="aligncenter"]Lenira para ópera (Foto: Secretaria de Cultura de GuarapuavaLenira para ópera (Foto: Secretaria de Cultura de Guarapuava) Lenira para ópera (Foto: Secretaria de Cultura de Guarapuava[/caption]
Conforme o resultado, Guarapuava elegeu duas representantes: Lenira Fernandes Ferreira (ópera) e Viviane Schüssler (patrimônio cultural, material e imaterial).
[caption id="attachment_318310" align="aligncenter"]Viviane e Estela: dedicação (Foto: divulgação)Viviane e Estela: dedicação (Foto: divulgação) Viviane para o Patrimônia Cultural Material e Imaterial (Foto: Secretaria de Cultura de Guarapuava)[/caption]
Mas o recado da Região foi além das urnas. Nas eleições para as 10 áreas culturais, a Macrorregião Centro-Sul emplacou nove conselheiros titulares e um suplente. Isso equivale a quase todas as cadeiras disponíveis.
OS ELEITOS NA REGIÃO
Artes Visuais: Juliano Benazzi (General Carneiro, indicação de Pinhão)
Audiovisual: Braulio Zarpellon Junior (Irati)
Circo: Danieli Aparecida Lima (Pinhão)
Ópera: Lenira Fernandes Ferreira (Guarapuava)
Teatro: Douglas Luiz Borba Vieira (Foz do Jordão)
Dança: Cléber Luiz de Souza (Santa Maria do Oeste)
Música: Nanderson Berganton Scovoli (Pitanga)
Patrimônio Cultural Material e Imaterial: Viviane Schüssler (Guarapuava)
Manifestações Populares, Tradicionais e Étnicas: André Luis Ferreira (Pinhão).
Leia outras notícias no Portal RSNRodapé rede+4