22/08/2023


Cervejas com patentes em mais de 180 países são lançadas em Guarapuava

Criações da biomédica Danielle Tratz são a base de laranja e serão comercializadas no município pela ‘DoCapitão Cervejas Especiais’

cervejas-de-laranja-guarapuva-2

(Foto: Divulgação)

O universo cervejeiro, em Guarapuava, ganha mais um impulso com o lançamento de quatro cervejas desenvolvidas no município, todas elas a base de laranja e com patentes internacionais em 180 países. As criações se tornaram o empreendimento ‘DoCapitão Cervejas Especiais’ e são uma idealização da biomédica e especialista em biotecnologia, Danielle Tratz, e seu sócio, Durinézio. As bebidas são saborizadas com produtos típicos da região de Guarapuava, como erva mate e chá mate tostado.

Formada em biomedicina e com especialização em biotecnologia, Danielle entrou de vez no mundo cervejeiro quando desenvolvia um trabalho de conclusão de especialização, ela como estudante e Durinézio como professor orientador.

“Os testes iniciaram em meados de 2015. A intenção principal não era uma cerveja em si, mas algo que pudesse ser obtido através da laranja, já que o Brasil é um grande produtor da fruta e também possui inúmeras indústrias cítricas”, explicou Danielle.

O projeto avançou de vez quando a dupla viu na ‘cerveja de laranja’ um potencial de mercado.

300 pessoas participaram do lançamento das cervejas em Guarapuava, na semana passada (Foto: Divulgação)

“Em 2016, eu e meu sócio percebemos que tínhamos algo muito diferente em mãos e com grande poder de comercialização. Iniciamos então o projeto de patente nacional. Em 2017 fomos além e conquistamos a patente internacional”.

Depois da conquista internacional, tornar os resultados da pesquisa em empreendimento foi inevitável. Assim, nasceu a ‘DoCapitão Cervejarias Especiais’, que, atualmente, possui capacidade de produção de quatro mil litros mensais, para quatro tipos diferentes de cervejas.

Bebidas estão sendo vendidas, também, em ktis (Foto: Divulgação)

Não sou mestre cervejeira, sou especialista em biotecnologia. E o nosso negócio é esse: usar a inovação, a tecnologia por trás dos alimentos, nas cervejas. Por enquanto, nossa revenda está diretamente voltada ao consumidor final, devido a alguns trâmites burocráticos que estão em andamento.

Para adquirir as cervejas, é só entrar em contato direto a DoCapitão pelo Facebook. Danielle garante que as cervejas são bem diferenciadas, com um sabor inigualável. E para provar este sabor, 300 sortudos de Guarapuava foram convidados para o lançamento das bebidas, que ocorreu no último final de semana, no Recanto das Pedras.

(Foto: Divulgação)

“Realizamos uma pesquisa de satisfação no evento, onde atingimos 100% de satisfação dos nossos convidados. Isso é extremamente gratificante, ainda mais se tratando de uma fabricação realizada por uma mulher, uma ocasião rara no universo cervejeiro”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo