22/08/2023

Curiosidades sobre o treino com eletroestimulação muscular

O estúdio de Matheus Federizzi é o único habilitado a trabalhar com a técnica em Guarapuava e na Região

218204765_216915273769966_395235195130495339_n

Eletroestimulação (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Os treinos de eletroestimulação vêm sendo difundidos rapidamente pelo país, principalmente porque este é um dos métodos utilizados por várias modelos e atletas renomados. Apesar de ser uma metodologia relativamente nova na cidade, a técnica foi desenvolvida há mais de 10 anos na Alemanha. E, já tem adeptos no mundo todo, mostrando que esse treinamento veio para ficar e que vale a pena. Pensando nisso, resolvemos trazer aqui três dúvidas muito comuns àqueles que tem vontade de conhecer um pouco mais:

COMO SÃO OS TREINOS?

O treinamento é feito em um espaço exclusivo, sempre contando com a presença de um personal trainer ou fisioterapeuta. O treino em si é feito como qualquer outro treino que você já conheça, porém, somado ao uso de uma roupa específica e um colete, onde são colocados os eletrodos. O colete é ligado a um aparelho que emite pequenos estímulos elétricos para os músculos, trabalhando desde as fibras mais profundas (fibras tônicas), até as mais superficiais (fibras fásicas).

Desse modo, por meio da eletroestimulação conseguimos uma contração muscular efetiva e direcionada para o objetivo de uma forma rápida e intensa. Outro benefício da eletroestimulação é a tonificação da pele, que traz consigo uma redução de celulites e flacidez, além de ser rápido, com duração de 20 minutos, oferecendo maior flexibilidade àqueles que possuem uma rotina agitada.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

POSSO ASSOCIAR COM OUTROS TREINOS?

Sem dúvidas! Se você já treina e deseja aumentar o desempenho, conheça a eletroestimulação! Devido a intensa ativação das fibras e os demais benefícios, a associação de treinos irá melhorar consideravelmente o rendimento e performance.

A intenção da eletroestimulação é somar uma modalidade que potencialize resultados e desempenho muscular, além de estimular aquelas pessoas que ainda não se encontraram em nenhuma modalidade para que se mantenham ativos. Afinal, a prática de exercícios físicos é indispensável!

EM QUE CASOS A ELETROESTIMULAÇÃO NÃO É RECOMENDADA?

Como todo e qualquer procedimento, nem todas as pessoas podem desfrutar do treinamento de EMS. Quem usa marca-passo, sofre de epilepsia, tem trombose ou possui a pele lesionada com alguma ferida está na lista de contraindicados. Além disso, diagnosticados com tumores ou metástase, processos hemorrágicos e alterações de sensibilidade estão impedidos de praticar a metodologia.

No caso de gestantes, também não é feitoo o treinamento. Porém, se você está no período pós-parto, saiba que a eletroestimulação pode ser uma ótima aliada! O mesmo serve para quem possui dores – pois como a modalidade oferece pouco impacto, se torna extremamente eficaz.

Ficou com alguma dúvida ou interessado em conhecer a tecnologia? Envie uma mensagem para a @xbodyguarapuava e agende uma aula cortesia!

Endreço: Anexo à clínica Angelica Federizzi, na rua Senador Pinheiro Machado 1686 – Centro, Guarapuava.

Redes sociais: @matheusfederizzi | @xbodyguarapuava

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.