22/08/2023

Decrete o fim do ócio: exercício físico é um dos segredos da saúde

running-573762_960_720

Corpo “sarado” (Foto: Pixabay)

Sabe aquela preguicinha que dá quando a gente pensa e praticar uma atividade física? Pois é, mas como exercício físico é sinônimo de saúde, você já deve saber que o sedentarismo na sua vida deve estar com os dias contados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, o sedentarismo é uma condição indesejável e representa riscos para a saúde. A observação é feita pelo personal trainer Lucas Perussolo,  de Guarapuava, alertando que são riscos que muitas vezes, nós mesmos não conseguimos enxergar, pelo fato de se manifestarem ao longo da vida, sendo eles as doenças crônico-degenerativas. E qual é o melhor remédio para tudo isso? “É a prevenção”. Segundo Lucas Perussolo, o segredo está na prática da atividade física. “O exercício físico feito regularmente é uma forma de prevenir dores, quedas, entre outros benefícios. Um músculo forte é capaz de aguentar os impactos do dia a dia sem causar lesões em tendões ou articulações”.

Embora os benefícios sejam bastante conhecidos, no entanto, nem todos vêem nessa prática um hábito saudável. A maioria tende a executá-lo como forma de melhorar esteticamente, por isso acaba não tendo o resultado que deseja e desiste no primeiro mês de academia, pois acredita que é um “sofrimento”. Para o personal trainer, a autoestima é importante. Afinal, quem não gostaria de se olhar no espelho e ficar orgulhoso do que vê? “Isso se chama saúde mental, só que o exercício é adaptativo”.

E ele diz: “Imagine você, quanto tempo já ficou na frente do computador ou celular rolando seu feed de notícias por não ter o que fazer? Quantas latinhas de cerveja ingeriu naquela balada? Quantas refeições ricas em sódio ou gorduras faz durante a semana? Agora soma tudo isso e subtraia o tempo que você tira para caminhar, ir à academia, preparar a sua própria refeição”? Segundo Lucas, o resultado disso está na sua saúde estética e mental. “Não estou criticando o estilo de vida de ninguém, mas pare e pense se isso está fazendo bem para o seu corpo, para a sua saúde. Seus órgãos tem que trabalhar o dobro ou mais para manter o equilíbrio perfeito das suas funções. Todos podem e devem ter o tal dia do lixo, faz bem para nós”.

Portanto, diz o personal trainer, faça tudo o que puder, se divirta, mas de forma moderada, pois um dia o seu corpo não vai aguentar mais trabalhar e vai entrar e greve. “É  algo além de resultados, de perímetros e circunferências, é a sua vida. E ela é curta demais. Cuide dela, opte por uma qualidade de vida melhor, do que um dia todo perdido de ressaca”.

Foto da capa: Pixabay

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.