22/08/2023

Dicas REDE+: a sustentabilidade como aliada da moda e do mundo

Para fazer escolhas conscientes, precisamos entender o que compramos e qual o destino da roupa quando descartada

person-shopping-in-second-hand-market

Roupas (Imagem: Reprodução/Freepik)

O mercado da moda é caracterizado pelo curto ciclo de vida dos produtos. Sendo assim, em cada estação chegam novas peças, fazendo com que os produtos da estação anterior, estando ou não conservados, sejam descartados por não estarem mais “em alta”.

Com isso, surgiu a necessidade de buscar alternativas para que esse setor continue produzindo, mas sem agredir a natureza durante o descarte das peças. No entanto, pensar em uma moda sustentável não é só falar sobre fabricação de roupas, mas também pensar no consumo. Assim, para fazer escolhas conscientes, precisamos entender o que compramos e para onde vai a roupa quando descartada.

Roupas (Imagem: Reprodução/Freepik)

MODA SUSTENTÁVEL

Se baseia na preservação do meio ambiente pensando em todas as etapas de produção. Buscando assim, reduzir a quantidade de poluentes usados na fabricação dos produtos e minimizando a retirada de matérias-primas da natureza.

Existem várias maneiras pelas quais a moda pode ser sustentável, mas é importante sempre levar em consideração os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

MODA CONSCIENTE

A moda passou a oferecer um diálogo com o consumidor que o convida a refletir e se preocupar com os materiais dos artigos que são confeccionados. O adepto da moda consciente é aquele que procura roupas e acessórios atemporais e funcionais.

Por fim, enquanto a moda sustentável depende muito dos criadores, a moda consciente depende exclusivamente do público.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Redator2

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.