A região Centro-Sul do Paraná recebe, entre os dias 23 e 26 de abril, a circulação inédita do espetáculo teatral “ràdiO atalalaiA”. Criado pelo coletivo artístico curitibano Filhas da Fruta, formado pelas palhaças Camila Jorge e Má Ribeiro, o trabalho será apresentado gratuitamente em Santa Maria do Oeste e Inácio Martins, em escolas e também em praça pública.
A proposta mistura improviso, música e humor em formato de programa de rádio ao vivo. A plateia acompanha quadros como horóscopo, previsão do tempo e notícias, em uma construção cênica marcada pela interação direta com o público e o espaço.
‘ràdiO atalalaiA’ surgiu em 2016, na Feira de Orgânicos do Passeio Público, em Curitiba. Desde então, apresenta-se em espaços comunitários, com uma proposta de arte acessível e popular. Agora, com recursos da Lei Paulo Gustavo, o espetáculo amplia suas frequências no interior do Paraná, promovendo intercâmbio artístico em cidades com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs).
As apresentações incluem recursos de acessibilidade, como tradução para Libras, mediação inclusiva para pessoas com deficiência visual e adequações físicas e atitudinais. Também está prevista uma intervenção em Unidades Básicas de Saúde de cada cidade, marcada para maio, como parte da contrapartida do projeto.
Além das apresentações, o projeto terá registro audiovisual com direção da artista visual Lidia Ueta, que vai documentar o processo e os encontros com o público local. O material será divulgado no canal do YouTube e no Instagram das filhas da fruta.
PROGRAMAÇÃO
Santa Maria do Oeste
23/04 às 10h30 – Colégio São Manoel
24/04 às 10h30 – Ginásio da Escola Balbina Almeida
Inácio Martins
25/04 às 9h30 – Ginásio de Esportes Manoel Felipe Rodrigues
26/04 às 16h – Praça Eugrácio Frutuoso Gomes
A circulação inclui ainda apresentações futuras nas cidades de Laranjal, Marquinho e Rio Bonito do Iguaçu.
Leia outras notícias no Portal RSN.