Guarapuava recebe, na próxima terça (3), uma exposição do Museu Paranaense (Mupa) dedicada à ancestralidade e à cultura indígena. A mostra reúne parte do acervo do museu mais antigo do Paraná, com fotografias e registros do pesquisador e documentarista Vladimir Kozák. A abertura está marcada para as 19h30, com entrada gratuita.
A exposição integra o projeto Museus Satélites, da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), que busca descentralizar o acesso aos acervos dos museus estaduais, antes concentrados em Curitiba. Inaugurada no início de 2026, a iniciativa já ocupa as oito macrorregiões do Paraná.
Com a chegada a Guarapuava, começa um novo giro de exposições que também passará por Londrina, Pato Branco, Maringá, Cascavel, Tunas do Paraná, Ponta Grossa e Paranaguá.
ACERVO
Em Guarapuava, o público poderá conhecer parte da coleção de Vladimir Kozák. Após se aposentar do setor de energia, o pesquisador integrou a equipe do Museu Paranaense entre 1946 e 1963, como técnico do núcleo de Cinema Educativo.
Durante esse período, participou de expedições de pesquisa pelo Brasil. Entre elas, estão as incursões à Serra dos Dourados, na década de 1950, para estabelecer contato com o povo Xetá, além de viagens pelo Brasil Central e pela região do Xingu.

Atualmente, o Mupa é responsável pela preservação de aproximadamente 30 mil itens desse legado. O conjunto documental e iconográfico relacionado aos povos indígenas recebeu reconhecimento internacional do programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A exposição ficará na rua Capitão Frederico Virmond, 1913, no Centro de Guarapuava. A visitação começa com a abertura na terça (3), às 19h30.
Serviço
Exposição: Museu Satélite | MUPA Guarapuava
Data de abertura: terça (3 de novembro)
Horário: 19h30
Local: Rua Capitão Frederico Virmond, 1.913, Centro
Entrada: gratuita