22/08/2023
Política

João Arruda debate marketing e política com estudantes da UP

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Curitiba – Novas mídias, pesquisas, influência da imprensa e o processo eleitoral marcaram na noite desta terça-feira (3) o colóquio do secretário-geral do PMDB do Paraná, João Arruda, com os estudantes do terceiro e quarto períodos do curso de marketing da Universidade Positivo. “As campanhas eleitorais estão cada vez mais profissionais”, disse Arruda.
Durante uma hora, João Arruda trocou ideias com os universitários sobre diversos temas relacionados à política, personagens e fatos marcantes das últimas eleições, participação de candidatos em debates, as famosas linguiçadas (almoços ou jantares), declarações erradas, pesquisas e a aversão dos jovens para discutir sobre política.
“Entre os desafios dos marqueteiros políticos, além de construir uma plataforma, é fazer com que o candidato transmita credibilidade”, pontuou. Arruda aceitou o convite do professor Adriano Toledo Pereira para falar com os estudantes sobre marketing político e as novas mídias nas campanhas eleitorais. “Este é um espaço ainda com pouca ocupação, portanto, necessita de mais profissionais de marketing e de comunicação”, destacou o secretário.

MUDANÇA – “É preciso ver a política como um instrumento de mudança”, cravou. Arruda disse que é preciso uma atenção especial dos marqueteiros com os programas de televisão e à imprensa, que tem papel fundamental na formação ou destruição da imagem dos políticos. “O relacionamento com a imprensa e os jornalistas deve ser, antes de tudo, uma obrigação, uma vez que nem todos os políticos têm esta habilidade”, disse.
Arruda também destacou outras formas dos políticos se comunicarem com o eleitor, como alternativa para consolidar o voto. Entre as opções listadas cartas e cartões pelo correio, ligações em celulares, e-mails, MSM, twitter e orkut, entre outras redes de relacionamentos.
Para consolidar as novas mídias – proporcionadas pela internet –, Arruda frisou que é preciso garantir credibilidade. “Não adianta ter um site ou um blog só para falar bem de determinado político, que terão índices de acesso. As mídias alternativas devem abrir o diálogo com a comunidade”.
“Os marqueteiros precisam ter sensibilidade política e isto se conquista com a análise de pesquisas quantitativas e qualitativas e o diálogo. É preciso saber ouvir”, completou. Arruda completou o debate com os universitários destacando dois pontos cruciais para uma campanha vitoriosa.

CREDIBILIDADE – O primeiro é transformar o eleitor em cabo eleitoral com opinião. “É necessário ter argumentos capazes de convencer as pessoas com uma plataforma de propostas amparadas na credibilidade que deve ser transmitida e para isto é preciso que o candidato queira ser candidato. Este é o primeiro passo”.
O segundo ponto destacado por Arruda é o contraponto aos ataques dos adversários. “Não existe uma estratégia sem contrapontos aos ataques. Portanto, precisa contrapor os pontos falhos que podem servir de munição aos adversários e saber usar, nos momentos oportunos, informações privilegiadas que podem construir sua imagem e desestabilizar o adversário”.

DEBATE – O professor Adriano Toledo disse que o debate de João Arruda acrescentou a discussão política na formação dos futuros marqueteiros. “Este tipo de análise é muito importante, porque os jovens não são muito de debater sobre política”, disse. “Acredito que a partir deste encontro, os estudantes ampliarão sua visão de mercado de trabalho”, completou.
A estudante Márcia Bueno de Andrade também avaliou positivamente o debate. “É muito bom saber como é o mercado e das outras possibilidades de atuação para os futuros profissionais do marketing”.

Cristina Esteche

Jornalista

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