Da Redação, com assessoria
Ele nasceu em uma família pobre de pequenos produtores rurais em São João, Sudoeste do Paraná. Foi o 13º filho de 15 irmãos. A ida para escola era uma aventura. De cavalo (pelo menos três irmãos em cada cavalo, o que resultava em muitos tombos). Estava destinado a ser padre, chegou estudar em seminário. Acabou se envolvendo em política estudantil. E entrou para a política de onde não saiu mais. É deputado desde 1990, um dos três mais antigos em atividade na Assembleia. Essas revelações foram feitas pelo deputado Nereu Alves de Moura (PMDB), no programa Política & Viola da TV Assembleia, apresentada pela dupla Willian & Renan.
Nereu manteve, até hoje, o gosto pelas andanças a cavalo, seu esporte favorito. Pediu para a dupla Duduca & Dalvan, convidados do programa, que tocasse uma de suas favoritas “Berante de Ouro” (Nesta casinha junto ao estradão/ há muito tempo eu parei aqui/ vem minha velha vamos recordar/ quantas boiadas eu já conduzi/ fui berranteiro e ao me ver passar/você surgia me acenando a mão), que cantou junto, timidamente. Nereu se soltou mais com a “Dama de Vermelho” (Quando ela sai para dançar/ Essa dama já me pertenceu/ E o culpado fui eu da separação/ Hoje choro de ciúme/ Ciúme até do perfume/ Que ela deixa no salão).
Declamou, com desembaraço, uma poesia de Jayme Caetano Braun, Galpão de Estância (Tive um berço de pelego/ Que deixei ao Deus dará/ Mas nas voltas que se dá/ No canhadão da existência/ Sempre chorei tua ausência/ Meu velho abrigo de piá), que fala das durezas de uma infância pobre ao estilo gauchesco.
Lembra de ir para escola de chinelo de dedo tipo Havaianas, depois de Kichute e, mais tarde, de Conga. Teve 15 irmãos porque, na época, não tinha pílula anticoncepcional. E quando ela surgiu, usá-la era um pecado mortal. A voz tonitruante, sua marca registrada, uma das causas a que ele atribuiu o sucesso e a longevidade política, já lhe trouxe problemas. Uma cirurgia nas cordas vocais e uma permanente rouquidão.
O programa Política & Viola da TV Assembleia, apresentada pela dupla Willian & Renan, é parte da nova grade e do novo conceito da TV Assembleia (antiga TV Sinal), que segue a orientação do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que determinou que a televisão e todos os veículos de comunicação da Assembleia se destinem a aproximação da população do Legislativo. O programa vai ao ar neste sábado (10), às 21:30 da noite com reprise domingo (11) e outra na quinta-feira (15), de novo as 21:30. O programa pode ser assistido no canal 16 da NET e na internet, no endereço www.alep.pr.gov.br/tvassembleia.