Cristina Esteche, com foto da Comunicação do MST
Manifestantes continuam o bloqueio na BR 277 em Nova Laranjeiras. De acordo com o policial rodoviária Paulo Muzzi, do posto de Laranjeiras do Sul, nem os carros da polícia podem passar. “Ninguém vai e ninguém vem”. A passagem está sendo liberada apenas para ambulâncias.
Segundo o policial, cerca de 2,5 mil manifestantes estão no local e não há previsão de quando os trabalhadores sem terra vão interromper a barreira. Porém, a Assessoria de Imprensa do MST, diz que o número já passa de quatro mil.
Em nota emitida nessa segunda feira (05), primeiro dia da interdição, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) disse que a manifestação só acaba quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) atender as reivindicações. A principal delas é o assentamento definitivo das 3,4 mil famílias que vivem em acampamentos na região, além da retirada de madeira em ponto de corte e de seguranças das áreas da Araupel.
De acordo com Muzzi, o bloqueio também continua na PR 158, perto de Rio Bonito do Iguaçu. Já na PR 170, na divisa com Bituruna, o tráfego está liberado na manhã desta terça feira (06). “Por enquanto está tudo calmo”, disse a Polícia Rodoviária Estadual à Rede Sul de Notícias.
A RSN tentou contato com o superintendente do Incra, Nilton Guedes, mas de acordo com a Assessoria de Comunicação do órgão, ele está na região e sem sinal de telefonia celular.