22/08/2023
Cotidiano

5a Regional de Saúde quer escala permanente de plantões nos hospitais para evitar omissão de atendimento a pacientes do SUS

imagem-10047

Guarapuava – As duas mortes provocadas pela omissão no atendimento por parte de hospitais de Guarapuava, segundo denúncia feita pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Gilson Amaral, provocou um areação da 5a Regional de Saúde de Guarapuava.
Duas reuniões já foram realizadas durante a semana. A primeira aconteceu na quarta-feira (4) e a outra na quinta-feira (5), reunindo o chefe da 5a regional, Severino Genuíno Dourado, o secretário municipal de Saúde, Cícero Vicentin e gestores dos hospitais.
Dos 4 hospitais da cidade, o Santa Tereza (onde aconteceu uma das omissões de atendimento a paciente do Sistema Único de Saúde levando a pessoa à morte) não participou do primeiro encontro e mandou uma enfermeira na reunião de ontem (quinta-feira). A outra omissão de atendumento foi no Hospital São Vicente, cuja administração já está tomando as providências internas cabíveis.
“Estamos pedindo uma escala permanente de plantões com nomes dos médicos, dos enfermeiros e dos funcionários da recepção para que possamos fiscalizar e evitar novas mortes por falta de atendimento”, disse Severino Dourado.
De acordo com o chefe da 5a Regional de Saúde, está faltando a escala do Hospital Santa Tereza. A Rede Sul de Notícias tentou contatar alguém da administração do Hospital, mas não teve retorno.
De acordo com Severino, os casos de óbitos e o não atendimento que aconteceram nos últimos dias foram encaminhados ao Ministério Público.
“Nenhum hospital ou clínica que seja credenciada pelo SUS pode negar atendimento”, afirma Severino.
“Há um convênio assinado com o SUS aceitando a tabela de valores e assumindo compromisso pelo atendimento”, lembra Cícero Vicentin.
Naova reunião deverá acontecer na próxima semana, envolvendo também a Comissão de Saúde da Câmara, o Conselho Municipal de Saúde, os gestores dos hospitas, a Secretaria Municipal de Saúde e a 5a Regional de Saúde.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.