22/08/2023

"É dando que se recebe"!

O guarapuavano é mesmo um povo solidário, capaz de estender as mãos a quem precisa, mesmo sem conhecer. A cada dia que postamos uma matéria de utilidade pública pedindo algo em nome de alguém, o telefone não para de tocar. Nesta semana não está sendo diferente. Um adolescente que teve o celular roubado e que coloca a deficiência física de lado para trabalhar e pagar a conta do bem que já não mais possui, recebeu um aparelho doado por um jovem. Uma senhora que precisa de uma bolsa de colostomia também já tem respostas positivas. O leitor da Rede Sul de Notícias não poupa solidariedade. Faz valer a máxima de São Francisco de Assis – um dos meus ídolos religiosos –  de que é dando que se recebe, no sentido literal da frase. Embora, o gesto seja altruísta. Numa analogia é a lei da ação e reação  que, aliás, rege a minha conduta pessoal. Cada palavra que escrevo, que falo, cada gesto, cada ação que pratico, sou consciente de que terá uma reação. Cada coisa que retorna de forma negativa não me atinge, mas mesmo assim aceito e a cultivo para o meu crescimento pessoal. É como se fosse uma purificação. Entendo que somente os pobres de espírito, os coitados, os desprovidos de caráter, destilam o veneno do ódio pela boca, nas más palavras, na má interpretação do ensinamento de São Francisco de Assis, utilizando para receber ou dar propina, na negação de uma dívida. Agem assim porque não possuem argumentos, porque chegam despreparados a algum tipo de poder – que é passageiro –  e acham que as pessoas são capazes de fazer o que eles executam a cada minuto do dia.

Mas a maioria que vive em Guarapuava não coaduna com essa espécie de réptil humano. Age movida pelo desejo de ajudar o próximo sem esperar nada em troca. Se preocupa em ser solidário com um abraço, com uma palavra de confiança, com uma doação a alguém que necessita. Mas tenho a certeza de que a reação, mais cedo ou mais tarde, virá em forma de algum benefício. Se não para si, para aqueles mais próximos, membros da sua família. E assim sendo, vale lembrar mais uma vez a frase de São Francisco de Assis: “é dando que se recebe”. Pena que só os mais evoluídos espiritualmente entendem o que isso significa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo