22/08/2023

À espera do novo

Os números divulgados pela Paraná Pesquisa sobre a tendência de votos do guarapuavano para as eleições municipais do ano que vem mostram que os principais pré candidatos estão embolados. Embora o petista Antenor Gomes de Lima lidere a pesquisa com  28,8% das intenções estimuladas, Fernando Ribas Carli vem logo atrás com 27,6%.  O prefeito César Silvestri Filho (PPS) tem 19,5%; Rodrigo Crema (PMDB), 5,9%; e Julio Agner (PHS), 3,1%.

Alguns pontos devem ser levados em consideração. Na consulta espontânea, ou seja, sem mencionar os nomes dos candidatos na pergunta, a maioria do eleitorado, 75%, ainda não sabe em  quem vai votar. Os poucos que opinaram colocam Carli  à frente com 8,3% dos votos; Cesar Silvestri Filho, 7%; Doutor Antenor, 5,9%; e Rodrigo Crema 0,4%. Entretanto, 45% dos guarapuavanos estão gostando da administração atual, o que mostra uma reação positiva na imagem do prefeito com a realização de obras. Muito embora, Cesar Filho “navegue”  sozinho, por enquanto, no cenário politico local, uma vez que a oposição ainda não entrou em cena.

Carli, até que se prove o contrário, possui um eleitorado fiel, abocanhando 35 mil votos dos cerca de 120 mil votos guarapuavanos, o equivalente a cerca de 25%. Antenor, que está sendo considerado a “bola da vez” pode ter contra si a situação política nacional que envolve o Partido dos Trabalhadores. O eleitor “engole” as pílulas despejadas pela mídia nacional e caberá ao marqueting da campanha trabalhar trabalhar essa questão de modo a não afetar o candidato municipal.

Já com “telhado de vidro” exposto aos ataques por  estar na administração municipal, Cesar Filho possui como contraponto, as realizações e conquistas. Em contrapartida, há questões áridas que deverão ser levantadas durante o embate eleitoral. Carli, primeiro, terá que se livrar da ação de improbidade que pesa como uma lâmina sobre a sua cabeça.  Mas acima de tudo isso, os candidatos tem mesmo é que convencer a maioria do eleitorado, já que 75% dos entrveistados pela Paraná Pesquisa ainda não sabem em quem votar. Se aparecer um novo nome, com potencial e competitividade, será emplacado, na certa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo