* Da Redação
A contratação de agentes de trânsito para o estacionamento Regulamentado (EstaR) vem sendo marcado por muitas polêmicas em Guarapuava. Ainda em 2010, um Concurso Público que estava sendo organizado pela administração do então prefeito Luiz Fernando Ribas Carli foi cancelado judicialmente. Na época, diversas irregularidades foram constatadas no concurso, que foi anunciado como “o maior já realizado na história de Guarapuava”. Entre os cargos que seriam contratados estavam os agentes de trânsito.
Em 2013, o prefeito Cesar Filho firmou um TAC com o Ministério Público, onde houve o comprometimento de que a situação dos agentes de trânsito seria regularizado. Porém, em julho deste ano (2015), a Justiça determinou a demissão dos agentes e a contratação de novos servidores, através do Concurso Público realizado pela Surg em 2014.
Foram convocados 29 aprovados no Concurso Público realizado em 2014, sendo 20 agentes do Estacionamento Regulamentado (EstaR), mais oito agentes de trânsito e um engenheiro de trânsito. Após um período de terinamento, os agentes passaram novamente a atuar no último dia 21 de agosto na fiscalização do estacionamento no centro da cidade.
Agora nova determinação judicial pode suspender novamente a atuação dos agentes de trânsito, através de um entendimento do Ministério Público que aponta que o Concurso que regularizou a situação dos agentes de trânsito deve ser realizado pela Secretaria de Trânsito de Guarapuava e não pela Surg. Se a Justiça aceitar a recomendação do MP, Guarapuava pode ficar novamente sem o serviço do EstaR no Centro da cidade por tempo indeterminado.