Da Redação, com assessoria
O Procon de Guarapuava orienta o consumidor sobre pagamentos de contas, levando em consideração a greve dos bancários.
Segundo o coordenador do Procon, Irineu Rodrigues, o fato dos bancos estarem em greve não significa que as pessoas possam atrasar ou deixar de fazer o pagamento de suas dívidas. "Quem agir com essa intenção terá que pagar os juros e as multas correspondentes aos dias de atraso”, afirma o coordenador do Procon.
Segundo Rodrigues, durante a greve, para quitar uma dívida, a indicação aos consumidores é utilizar os canais alternativos disponibilizados pelos bancos, como os caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos para celular e o serviço dos correspondentes bancários, como lotéricas. Em caso de boletos já vencidos, o cliente deve solicitar ao fornecedor do produto ou serviço a emissão de um novo documento com o valor e a data de vencimento atualizados.
“O consumidor deve fazer este contato e guardar um comprovante, como e-mail ou número de protocolo, solicitando, inclusive o nome da pessoa que lhe atendeu como garantia, além de ficar atento à hora e data. Neste sentido, o fornecedor é o responsável por oferecer uma forma alternativa de pagamento. Se ele se negar, novas multas e juros não poderão ser cobrados do consumidor”.
O coordenador também sugere que o guarapuavano acesse o site do banco emissor do boleto e procure o serviço “emissão de segunda via de boleto”. Segundo ele, ao digitar os dados referentes ao pagamento, é possível gerar uma segunda via do boleto, com o valor do débito corrigido e a data de pagamento atualizada. “A greve não é uma situação gerada pelo consumidor. No entanto, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele. Caso esgotem todas as tentativas de pagamento, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa”.
Em caso de problemas, os consumidores lesados podem procurar pessoalmente o Procon, que fica na rua Saldanha Marinho, 2837, Bairro dos Estados; ou pedir informações pelo telefone gratuito 151.