Uma semana depois do início da chuva em Santa Catarina, chega a 38 o número de municípios prejudicados. De acordo com a Defesa Civil, a chuva forte, vendaval e granizo já afetaram 7.473 pessoas no estado. Até agora, são 1.568 casas danificadas, 622 pessoas estão desalojadas e 316 estão desabrigadas.
Um homem morreu com um raio no município de Lebon Régis, no Oeste, que decretou situação de emergência na última quinta feira (8).
Foram inseridos neste último relatório da Defesa Civil, os municípios do Vale do Itajaí, Ascurra eBenedito Novo, onde ocorreram deslizamentos e alagamentos pontuais. Além disso, foi incluídoSchroeder, no Norte do estado, onde também houve deslizamento em estrada.
De acordo com a Epagri/Ciram, a quinta feira (15) deve ser chuva em Santa Catarina. O fenômeno deve ser registrado especialmente no Oeste, Serra e Sul, devido à formação de uma frente fria.
Porto fechado
Com restrições para ingresso de navios desde sexta feira (9), o Porto de Itajaí fechou totalmente nesta quarta feira (14). O rio Itajaí-Açú baixou 1,20m, nesta quinta, segundo a praticagem do porto. Às 6h, o nível do rio, era de 6,13m.
De acordo com a praticagem, o porto deve permanecer fechado por tempo indeterminado. Os prejuízos chegam ao R$ 4 milhões ao dia.
Mais chuva
Segundo a Epagri, a chuva deve iniciar à tarde e se estender durante a noite, com acumulados de até 50 mm no Oeste, Serra e Sul.
Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte e Litoral Norte há chance de pancadas de chuva entre a tarde e a noite, com acumulado de 20 a 30 mm em média.
A temperatura tende a se elevar o que aumenta o risco de temporais localizados com chuva forte, ventania e queda de granizo em Santa Catarina.