22/08/2023
Cotidiano

Evento inédito discute direitos da população LGBTT+

imagem-101221

Da Redação com Assesssoria

(Guarapuava) – Acontece nesta terça (20) em Guarapuava a I Conferência Municipal de Políticas e Direitos Humanos de LGBTT+. O evento, que está sendo realizado na Faculdade Guairacá, tem como tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”. Além de avaliar a efetividade do plano estadual de políticas públicas de promoção e defesa dos direitos para o enfrentamento à violência, a iniciativa visa criar estratégias para implementar ações do plano estadual e do Sistema Nacional de Promoção da Cidadania e Enfrentamento à Violência Contra a População LGBTT+.

A palestra da conferência será ministrada pela coordenadora do Transgrupo Marcela Prado de Curitiba, Rafaelly Wiest. A partir das 13h, os participantes serão organizados em quatro grupos para debater os eixos Políticas Transversais, Participação Social e Sistema Nacional; Educação, Cultura e Comunicação em Direitos Humanos; Segurança Pública e Sistemas de Justiça na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos; e Marcos Jurídicos e Normativos para o Enfrentamento à Violência contra a População LGBTT. “Cada grupo vai propor ações que aprimorem as políticas públicas, as quais serão aprovadas e encaminhadas para a III Conferência Estadual”, enfatiza o coordenador da comissão do evento, Fabio Augusto da Silva.

A conferência tem apoio do Ministério Público, APP-Sindicato, Sissppmug, 5ª Regional de Saúde e Núcleo Regional de Educação. A eleição de delegados que irão representar Guarapuava na conferência estadual, no mês de novembro em Curitiba, está programada para ocorrer a partir das 16h. “Este é o momento para estudar e se inteirar sobre o assunto, já que as polêmicas que rodeiam o tema normalmente surgem pelo desconhecimento e preconceitos. Ou seja, a conferência, como um todo, traz um espaço aberto para toda sociedade conhecer e discutir as políticas públicas voltadas à população LGBTT+”, conclui Fabio.

A RSN trará mais detalhes do evento.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.