22/08/2023
Cotidiano

Impostos: como direcionar o seu dinheiro ao Fundo Municipal para a Infância e Adolescência

imagem-10172

Poucas pessoas sabem, mas 6% do imposto devido tanto de pessoas físicas quanto jurídicas podem ser destinadas para a conta do Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA), órgão que distribui recursos financeiros para vários projetos sociais espalhados pela cidade.

A procura por essa modalidade de aplicação dos impostos tem aumentado gradativamente nos últimos anos, embora as entidades sociais do município ainda careçam de mais doações. Existem duas modalidades que podem ser escolhidas pelo contribuinte: a destinação direta, onde os recursos são distribuídos às instituições de acordo com a avaliação do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) – órgão formado paritariamente por representantes de entidades governamentais e não-governamentais. E a destinação casada, que destina 90% do valor para a entidade escolhida pelo contribuinte e 10% para a FIA.

Para pessoas físicas que estiverem interessadas devem solicitar junto ao Comdica o boleto para contribuição, efetuar o depósito no banco indicado até o dia 30/12 identificando o nome e o CPF. Em seguida o contribuinte deve deduzir esse valor na declaração de Imposto de Renda (IR) a ser entregue em abril do ano seguinte. Ë importante guardar a 1ª via do recibo autenticado.

Para as pessoas jurídicas, as empresas podem deduzir os valores doados, subtraindo-se do imposto apurado no próprio trimestre da doação, ou através do recolhimento por estimativa na receita mensal, deduzido do imposto apurado do valor doado no mês.

Confira o video explicativo:

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.