22/08/2023
Geral

Fisk celebra Dia das Bruxas com alunos em Guarapuava e em Pinhão

imagem-101908

Guarapuava – E como não poderia deixar de ser, o dia das Bruxas não vai passar em branco em Guarapuava. A escola de idiomas Fisk comemora o Halloween de maneira diferente este ano.  Os alunos se dividirão em três turmas para uma sessão de filmes horripilantes nesta sexta, dia 30 e, logo depois irão participar de uma gincana, respondendo perguntas sobre o que assistiram.

E para os alunos que estudam no Pinhão, o Fisk de Guarapuava promove na noite deste sábado (31) o Nana Fisk. Será uma noite cheia de brincadeiras e surpresas preparadas para a noite de Halloween. Os alunos irão passar a noite na escola e só voltam pra casa na manhã de domingo. Muitos gritos poderão ser ouvidos, mas tudo não passará de uma grande festa!

CURIOSIDADES SOBRE O DIA DAS BRUXAS

Apesar de ser associado à cultura norte-americana, o Halloween tem sua origem a milhares de quilômetros da terra do Tio Sam. Acredita-se  que tenha surgido por volta de 1000 a.C., onde hoje se situam Inglaterra e Irlanda.

A festa surgiu de um ritual celta chamado “Samhain”, que marcava o fim da colheita e começo de um novo ano – que começava por volta do dia 1º de novembro, segundo o calendário atual. 
Os praticantes do ritual acreditavam que no dia anterior à virada de ano, “o véu entre a vida e a morte ficava mais tênue”. Segundo as crenças, os espíritos voltavam para visitar os vivos. Para afastar os espíritos maus, eles esculpiam rostos assustadores em nabos. É, nabos! Só que o vegetal não era tão abundante e, logo, passaram a usar abóboras, que eram mais comuns.
Anos depois, a  tradição católica ligou o Halloween à véspera do Dia de Todos os Santos (1º de novembro).

TRICK OR TREAT?

Antigamente, homens jovens, alguns vestidos de santos, saiam para ir de porta em porta pedir doações para os pobres e rezar por suas almas, uma prática conhecida como “souling” (soul = alma). Possivelmente uma raiz do “trick or treat?” (gostosuras ou travessuras?) – a parte mais divertida da festa em que as crianças saem para pedir doces.

CHEGADA AOS EUA

Martinho Lutero abandonou esta tradição com sua Reforma Protestante em 1517, mas ela continuou a ser celebrada entre anglicanos e católicos. Com a imigração massiva de irlandeses e escoceses para os Estados Unidos no séc. XIX, a tradição começou a se espalhar mundo afora.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.