Da Redação, com assessoria
O debate sobre a reinvenção do jornalismo impresso e sua articulação com as diversas plataformas online reúne comunicadores de Paraná no 24º Congresso Ajori/PR, que acontece em Foz do Iguaçu, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, entre os dias 20 e 22 de novembro.
Considerado o maior evento de comunicação do estado, o congresso reforça a importância e a grande capilaridade dos jornais do interior, estimulando o aperfeiçoamento e a produção destes veículos por meio do Prêmio Araucária de Jornalismo.
“Nos últimos 20 anos, as tecnologias de informação e comunicação imprimiram uma nova dinâmica, exigindo dos jornalistas respostas mais ágeis, uma compreensão mais aprofundada sobre diversos temas e o domínio de novas ferramentas. Há a necessidade de se reinventar a cada dia em um mercado em transformação”, destaca o presidente da Associação dos Jornais e Revistas do Estado do Paraná (Ajori/PR), Nilton Cesar Pabis.
Segundo ele, a proposta do evento é projetar cenários possíveis para os próximos anos, em um ambiente ainda mais conectado, o que deve imprimir mudanças significativas em nosso contexto social, econômico e cultural.
“Hoje em dia qualquer pessoa é produtora de conteúdo, não apenas jornalistas e articulistas. Estas fontes estão espalhadas em redes de relacionamento, em sites pessoais e comunidades diversificadas. O nosso papel é gerar credibilidade, auditando e referendando estas notícias em nossos jornais”, destaca Pabis.
O prêmio contemplará produções jornalísticas e publicitárias dos veículos do interior, alinhados às novas tendências. E os melhores trabalhos serão reconhecidos, em solenidade, durante o congresso.