Cristina Esteche, da Redação
Guarapuava – Essa parte da cidade ainda não está pronta, mas encontra-se em construção acelerada e atrai para si empreendimentos que já fazem desse local a consolidação de um projeto bem sucedido. É lá que será construído o campus da Faculdade Campo Real com o curso de Medicina, a sede regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a sede do Sest/Senat, o Hospital Regional, um hipermercado, um shopping, e já em funcionamento o campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), por enquanto. Edificações para moradias e outros empreendimentos já estão sendo negociadas.
A Cidade dos Lagos, ou Cila, como está sendo chamada, localiza-se ao lado direito da BR 277, para quem vem de Curitiba e entra no perímetro urbano de Guarapuava.
Ao contrário da “velha Guarapuava”, parte que cresce desordenamente por falta de planejamento, a Cila foi projetada com os olhos para o futuro. No maior empreendimento de Guarapuava, idealizado e executado pelo empresário Odacir Antonelli, a Cila foi planejada urbanistica e ecologicamente correta.
São três propriedades rurais, uma das quais de propriedade do também empresário Vilson Dubena, e outras duas de Antonelli, que se unem em mais de 242 hectares que estão sendo distribuídos em empreendimentos.
De acordo com o secretário municipal de Habitação, o engenheiro cartográfico Flavio Alexandre, o projeto urbanístico prevê um parque linear diferenciado. O bairro planejado terá avenidas largas com 16 metros de largura, margeando, inicialmente, um dos seis lagos que estão sendo construídos. O primeiro será inagurado em 9 de Dezembro deste ano – dia do aniversário de Guarapuava. Uma ciclovia com cinco metros de largura – o dobro das pistas normais – privilegia pedestre e ciclistas. De acordo com Flavio Alexandre, a ciclovia terá quatro quilômetros de extensão, desde a UTFPR até a Estrada de acesso ao distrito de Guairacá, intregrando o Parque das Araucárias e formando um anel de integração, já que retorna pela marginas da BR 277, passa pela Avenida João Fort Kamp até a Cila.
Avenidas estão sendo pavimentadas
Segundo Flavio Alexandre, todas as ruas e avenidas terão sistema especial de drenagem fazendo a água cair diretamente nas galerias pluviais, evitando alagamentos. Trincheiras ligarão a Cila à PR 466 e à BR 277.
De acordo com o secretário, um Plano Diretor específico para a Cila ditará as normas para o uso e ocupação do solo, evitando, principalmente, a compra de áreas para especulação imobiliária.
Planejada para ser construída em três etapas, o primeiro loteamento terá 443 mil metros quadrados. Praças, lagos, escolas e outros espaços urbanos estão projetados e será o primeiro local do Município a entregar os espaços públicos arborizados e aparelhados. “O Poder Público vai receber a sua parte pronta”, diz o secretário.
“Árvores adultas, estacionamento no lago, iluminação em led, pistas para caminhadas. Tudo será entregue pronto sem precisar de investimento público”.