Da Redação, com assessoria
Com o objetivo de reivindicar um módulo policial fixo no bairro Xarquinho de Guarapuava e melhor equipar os órgãos policiais, a deputada estadual Cristina Silvestri, o prefeito Cesar Silvestri Filho e o promotor da 2º Promotoria, Dr. Claudio Cesar Cortesia, estiveram reunidos nesta segunda-feira (9) com o secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, em Curitiba. "A situação de violência assusta os moradores e a nossa intenção é garantir segurança à comunidade", afirma o prefeito.
Cesar Silvestri Filho comentou que esperava por essa audiência com a Segurança Pública há mais de 20 dias. Ele enfatizou que, mesmo não sendo atribuição da Prefeitura, a segurança pública é prioridade de sua administração.
Na reunião, o prefeito de Guarapuava se propôs a ceder um imóvel do Município já existente no bairro para o funcionamento desse módulo policial. A ideia é garantir a tranquilidade do bairro, para promover a segurança naquela região da cidade.
O Industrial Xarquinho é um dos bairros mais distantes do centro de Guarapuava. Separado da cidade pela BR-277 e pela PR-160, o bairro abriga perto de 18 mil moradores e sedia uma das maiores empresas do município. Próprio do setor madeireiro é a responsável pela absorção da maior parte da mão-de-obra do bairro e de outras localidades do seu entorno. Um complexo industrial envolve o local.
Outras ações
A deputada Cristina Silvestri também levou várias reivindicações para a segurança do Município, entre elas a nomeação de uma titular para a Delegacia da Mulher, o que deverá ocorrer a partir de janeiro próximo, segundo o secretário.
Também a reestruturação da parte de infraestrutura e logística das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, com reflexos que serão sentidos em toda a Região Central do Paraná.
Uma delas é a transformação do SubGrupamento do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, em Comando Regional do Corpo de Bombeiros, ampliando o trabalho administrativo e operacional da corporação.
Outra, é a criação de um Centro de Custódia com o objetivo de acabar com a super-lotação da 14ª Subdivisão Policial (SDP), um espaço para abrigar presos que aguardam por julgamento.
Parte dessas obras já está prevista em emendas assinadas pela deputada Cristina Silvestri, no Orçamento do Estado, que está sendo debatido na Assembleia Legislativa.
A parlamentar propõe, ainda, a agilização do projeto para a construção da sede da Companhia da Polícia Militar Ambiental de Guarapuava e do Destacamento da Polícia Militar no distrito de Entre Rios, assuntos que foram novamente tratados na audiência com o secretário da Segurança Pública.
“A presença do prefeito Cesar Silvestri Filho e do promotor Dr. Claudio Cesar Cortesia, em Curitiba, demonstra a preocupação do Município e a sua disposição em agir em conjunto com o governo do Estado, no limite de suas responsabilidades administrativas, para aperfeiçoar a segurança pública em Guarapuava”, afirmou a deputada.