22/08/2023



Segurança

Audiência expõe fragilidade da segurança pública em Guarapuava

imagem-102524

Da Redação

Guarapuava – O sucateamento da segurança pública em Guarapuava levou representantes da área a uma audiência com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, em Curitiba, nesta terça feira (10).

De acordo com as informações repassadas por autoridades ao secretário, a Polícia Militar se ressente com a falta de policiais, enquanto na 14a Subdivisão Policial, faltam delegados e há superlotação carcerária. “Estamos com 360 quando a capacidade é para 130”, observou o delegado chefe, Rubens Miranda Junior.

O Ministério Público reivindica a implantação de um Centro de Sócioeducação (Cense). “Não temos o que fazer com os menores infratores, não temos onde colocá-los”, disse o promotor Claudio Cortesia. A criação da 3a Vara Criminal é solicitada pelo também promotor Mauro Dobrowolski. Segundo ele, há audiências na fila, agendadas para 2017 e 2018, pela grande demanda.

Nos presidios há a necessidade da  criação do Setor de Operações Especiais de Guarapuava. O diretor-geral do Departamento de Execução Penal (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura, afirmou que os profissionais estão em fase de preparação. “Acreditamos que em dentro de 30 dias já estarão prontos para atuar”, afirmou. No quartel da Polícia Militar faltam policiais De acordo com o comandante,  tenente coronel Edson Solak, o 16º BPM tem 480 policiais, sendo apenas 110 em Guarapuava. “A defasagem gira em torno de 40%”, anunciou.

A deputada Cristina Silvestri também solicitou a nomeação de uma titular para a Delegacia da Mulher.

O secretário de Segurança lembrou que o Estado está se recuperando de uma crise financeira e que há problemas pontuais na segurança em diversos municípios. “Os pleitos de Guarapuava envolvem outras secretarias. E vamos trabalhar caso a caso. As perspectivas são de melhora em todos os aspectos”, assegurou.

A audiência teve também a participação dos deputados estaduais Bernardo Carli e Cristina Silvestri, além de representantes do gabinete do deputado Artagão Junior, ausente por estar representando a Assembleia Legislativa em evento em Brasília. Os vereadores Airson Horst e Cosme Stimer, além do presidente do Conselho Municipal de Segurança, Valcenor Fleck participaram do encontro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo