Da Redação
A Faculdade Guairacá fez nessa semana o ciclo de debates com a temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena: Teoria e Prática”. Entre os participantes, estiveram acadêmicos, professores e profissionais de Ciências Biológicas, Educação Física Licenciatura, Matemática e Pedagogia.
Para a coordenadora do evento, a professora Lucineia Moreira de Souza, foram momentos bastante enriquecedores para todos. “Nós, educadores, precisamos ter embasamento teórico e prático para discutir nas escolas o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, especialmente na região de Guarapuava. Esse ciclo de debates vem de encontro com esse objetivo, de ampliar o conhecimento dos futuros profissionais sobre o ensino da educação física e os jogos indígenas”.
Quem fez a abertura da programação, foi o Prof. Dr. Deoclecio Rocco Gruppi, que contribuiu com um dos principais temas de sua pesquisa: iniciativas indígenas, jogos escolares brasileiros, jogos dos povos indígenas e o comitê intertribal. A fala do professor foi dividida em três momentos: abordagem teórica, o processo pelo qual os jogos passaram e as práticas corporais que são realizadas.
Após a apresentação cultural do Grupo de Danças da Escola Eroni Santos Ferreira, do município de Pinhão, a Profª Ms. Rosa Maria Cavalheiro proferiu palestra sobre a Lei 10639/03, que pauta o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
O ciclo de debates aconteceu entre a terça e quarta feira na Faculdade Guairacá.