O vestibular para bolsas de estudo ProPositivo, ação de responsabilidade social do Centro Tecnológico Positivo, está com as inscrições abertas até o próximo dia 26. O processo seletivo é aberto a estudantes que concluíram o Ensino Médio em 2014 ou vão concluir o Ensino Médio em 2015 em instituições de ensino públicas ou privadas em que o aluno tenha estudado com bolsa integral. Para ter direito à bolsa, cada membro da família que trabalha deverá ter renda máxima mensal de 1,5 salário mínimo. Ao todo, serão ofertadas cerca de 200 vagas em diversos cursos das cinco unidades do Centro Tecnológico Positivo: Batel, CIC, Ecoville, Hauer e Praça Osório. As provas acontecem no dia 12 de dezembro, na unidade Praça Osório.
Por meio do programa, estudantes de menor poder aquisitivo podem ter bolsa de 50% nos Cursos Superiores de Tecnologia, que têm duração de dois a três anos e são práticos, objetivos e voltados para as demandas do mercado. "Nosso propósito é realizar um programa social voltado a oferecer oportunidades de ensino de excelência a pessoas de menor poder aquisitivo", explica Ronaldo Casagrande, diretor-geral do Centro Tecnológico Positivo. A iniciativa foi implantada em 2013 e tem avaliação positiva do diretor. "Percebemos um bom rendimento dos estudantes que ingressaram pelo programa. Sua performance está até um pouco acima da média dos demais acadêmicos", ressalta.
De acordo com Casagrande, um dos fatores para o aquecimento da busca por cursos superiores de tecnologia está justamente no fato de esses cursos cobrirem áreas que, de maneira geral, não fazem parte das graduações tradicionais. "Além disso, esses cursos têm uma característica que se adequa ao mundo contemporâneo, sendo mais curtos e direcionados a pessoas que buscam respostas rápidas. E, por fim, o mercado está precisando de profissionais com esse perfil", avalia o diretor do Centro Tecnológico Positivo.
A análise de Casagrande está alinhada com os números do último Censo da Educação Superior que mostram o amplo crescimento dessa modalidade de ensino superior. Entre 2008 e 2014, o ensino técnico teve um crescimento de 88% no Brasil. Parte disso ocorreu devido à verba oriunda do Plano Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Mas também pela percepção da população de que a formação ajuda na hora de conseguir emprego. Pesquisa feita em 2014 – pelo Ibope Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) – apontou que 90% da população brasileira acredita que os cursos técnicos ajudam a ter uma boa colocação no mercado.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site (www.ctpositivo.edu.br/propositivo) ou pessoalmente, nas unidades do Centro Tecnológico Positivo. O candidato poderá escolher até dois cursos de seu interesse para candidatar-se à bolsa de estudos, sendo um em primeira opção e outro em segunda opção. O estudante contemplado com a bolsa poderá, ainda, solicitar o benefício do FIES (Programa de Financiamento Estudantil, do Governo Federal), para financiar os outros 50% do valor do curso.