Da Redação, com assessoria
Guarapuava – As antigas instalações do Forum da Comarca de Guarapuava vai passar por reformas para abrigar a estrutura da 5a Regional de Saúde, da Farmácia do Paraná, e de órgãos municipais. De acordo com o superintendente administrativo da Secretaria Estadual da Saúde, Pythagoras Schmidt Schoroeder, será necessário fazer uma reforma no prédio para que o imóvel atenda as necessidades da Regional de Saúde. "A partir desta entrega formal, vamos avaliar as plantas do prédio e verificar as melhorias que teremos que fazer, sobretudo na questão da acessibilidade e alocação dos setores administrativos", revelou.
A obra será feita com recursos próprios do governo estadual, já previstos no orçamento de 2016, quando os serviços da 5ª Regional e da Farmácia do Paraná, serão ofertados em um novo espaço, mais amplo, a partir do ano que vem. O espaço está sendo cedido pelo tribunal de Justiça do Paraná.
A medida foi anunciada nesta sexa-feira (13), após a assinatura do termo de cessão de uso do imóvel em favor da Secretaria Estadual da Saúde. A transferência dos serviços da Regional reduzirá as despesas do Estado com o aluguel dos dois prédios onde hoje funcionam as unidades.
“A mudança vai render uma economia de pouco mais de R$ 500 mil por ano. São recursos que poderão ser utilizados em outras áreas, inclusive na própria região de Guarapuava", afirmou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
Caputo Neto agradeceu o empenho do presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Roberto Vasconcelos, para a formalização da parceria. "Isso demonstra a relação de respeito e diálogo que o executivo tem com os poderes legislativo e judiciário", disse o secretário, que representou o governador Beto Richa na solenidade.
"O compartilhamento do prédio foi a solução que encontramos para apoiar o Governo do Estado e o município de Guarapuava, visto que o imóvel foi desativado no fim do ano passado quando transferimos a comarca para um nova e moderna sede", explicou Vasconcelos.
Junto à farmácia, será instalada ainda a Central de Abastecimento Farmacêutico, responsável pelo armazenamento e distribuição de medicamentos, vacinas e outros insumos de saúde para os 20 municípios da região.