Da Redação, com assessoria
A contenção de gastos decorrente do cenário de estagnação econômica segue surtindo efeitos no mercado de cheques: de acordo com a última edição da Pesquisa Nacional sobre Liquidação de Cheques realizada pelo TeleCheque, serviço oferecido pela MultiCrédito, a inadimplência nesse meio de pagamento apresentou queda pelo 3º mês consecutivo, tendo passado de 2,66% em setembro para 2,5% em outubro (queda de 6,1%). Em relação às empresas, a pesquisa aponta que a queda do não pagamento de dívidas foi ainda maior, tendo passado de 2,72% para 2,32% no mesmo período (retração de 14,8%). Já para pessoas físicas, a redução foi de 2,7%, com a inadimplência passando de 2,64% para 2,57%.
“A queda acentuada da inadimplência nas empresas mostra que, após um período conturbado, foi possível apertar os cintos e manter as despesas sob controle. Entretanto, como os problemas macroeconômicos do país não estão sendo resolvidos na velocidade necessária, não podemos afirmar que esta situação de melhoria da inadimplência irá se manter nos próximos meses”, analisa Walter Alfieri, diretor de Crédito, Risco e Business Intelligence da MultiCrédito.
A pesquisa revelou também que o valor médio das compras em cheque apresentou variação de apenas 0,2% passando de R$ R$ 1.008 em setembro para 1.011 em outubro.