Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Nesta sexta feira (20) terá início a Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero. A programação segue até 5 de dezembro. No primeiro dia das atividades haverá culto ecumênico, no Espaço do Cidadão do bairro Santana, às 10 horas. Nesta edição, estão programadas atividades com jovens gestantes, orientações sobre os direitos das mulheres em alguns bairros da cidade, bate-papo para incentivar as meninas a seguir carreiras nas engenharias, instruções sobre a violência com os profissionais da saúde, visitas a empresas e muitas outras. O destaque será o encerramento com a III Marchas das Vadias, no dia 05 de dezembro, encerrando a programação.
O objetivo das atividades é sensibilizar a população e promover um diálogo entre poder público, imprensa e sociedade acerca da violência impulsionada por diferenças de gênero. O evento reúne diversas entidades e secretarias municipais.
A origem
A campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero começou na República Dominicana há mais de 20 anos e atualmente acontece simultaneamente em cerca de 140 países. Em Guarapuava, o evento acontece há quatro anos. “Vivemos em uma sociedade que ainda não admite que o papel social das mulheres e dos homens está mudando. Cada dia mais, as mulheres são protagonistas de suas vidas, buscando a autonomia e o combate à violência; ao mesmo tempo precisamos de homens não machistas, que respeitem a igualdade e também combatam a violência”, comenta a coordenadora do Movimento de Mulheres da Primavera e uma das organizadoras da campanha, Priscila Schran de Lima.