22/08/2023


Geral

Franz Jaster 2015 valoriza matérias jornalísticas sobre WinterShow 2015

Da Redação 

A terceira edição do Prêmio Franz Jaster de Comunicação, premiou 12 matérias jornalisticas foram premiados do total de 37 trabalhos inscritos, na noite desta terça feira (17). A cerimônia realizada no Parque Recreativo da Colônia Jordãozinho, em Entre Rios, contou com a presença dos finalistas nas categorias fotografia, jornalismo impresso ou online, radiojornalismo e material televisivo.

A participação recorde reuniu veículos locais, regionais e estaduais. Os primeiros colocados foram definidos após avaliação de todos os inscritos por um júri técnico formado por quatro docentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – dois da área de Agronomia, os professores Marcelo Cruz Mendes e Liliam Yamamoto, que avaliaram a correção das informações técnicas contidas nas reportagens; e dois do curso de Jornalismo, Marcio Fernandes e Ariane Pereira, que observaram os méritos informativos das peças em suas especificidades.

A categoria fotografia contou com 24 trabalhos inscritos. Com a imagem denominada “O verde do trigo”, a primeira colocação ficou com Bárbara de Oliveira Miranda, do Site da Acig. Em segundo lugar, Elizabeth Machado, da Revista Visual Guarapuava, registrou a fotografia "WinterShow o compartilhamento da excelência em cereais de inverno". Já Eliziane Dalenogari, fotógrafa da Rede Sul de Notícias, registrou o flagrante “WinterShow 2015: os drones estão chegando”, que lhe rendeu a terceira posição.

Os concorrentes na categoria Jornalismo impresso ou online somaram dez trabalhos inscritos. Com a reportagem “Em meio a 'quebradeira', WinterShow aposta em pesquisa para garantir qualidade”, Carlos Guimarães Filho, da Gazeta do Povo, conquistou a primeira colocação. “O que se observa hoje é que, com os custos de produção altos e o preço das commodities caindo, a solução é o investimento em pesquisa e tecnologia para o produtor ter viabilidade no negócio. E nós, da Gazeta do Povo, temos a tentativa de levar um pouco do agronegócio para a capital, trazer quem é o homem do campo hoje. Acho muito importante ter incentivos para a produção de matérias que abordem esse importante ramo da economia”, analisou Carlos.

Na segunda colocação da categoria aparece Andréa Alvez, pelo Fatos Online, com a matéria “Especial WinterShow 2015 – agronegócio está na contramão da crise econômica”. Já a jornalista Luciana de Queiroga Bren conquistou a terceira posição com a reportagem “Wintershow contribui para o desenvolvimento regional", publicada na Revista do Produtor Rural.

Graças a duas reportagens radiofônicas, uma com enfoque destinado ao público de frequência AM 560 e outra para ouvintes da Radio Cultura FM 93,7, o jornalista Luãn Chagas foi premiado pela primeira e segunda colocações. “Tentamos trazer em uma linguagem específica para cada público, destacando a importância da pesquisa na agricultura para o cotidiano do cidadão, como quando utiliza uma farinha de trigo de qualidade ou bebe uma cerveja com os amigos”, avaliou o jornalista, que lamentou a participação solitária.

“A concessão pública do rádio, justamente por ser pública, gera certo compromisso de levar algo às pessoas que seja de engrandecimento, de conhecimento e de novidade. Em Guarapuava, as emissoras muitas vezes não têm a possibilidade estrutural de ir atrás da produção de notícias. E por isso um prêmio, como o Franz Jaster, é importante para atrair novos profissionais a buscar este caminho”, destacou Luãn.

Já a categoria de material televisivo também contou com participação única. A reportagem “O WinterShow e o desenvolvimento da agricultura", de Tais Nichele, publicada pela TV RedeSul, da Rede Sul de Notícias, conquistou a primeira colocação. “Acreditamos que a TV online é o futuro. Estamos inovando e é bem difícil pensar uma matéria sobre o agronegócio ‘fora da caixinha’, sem utilizar termos muito técnicos. Nossa preocupação foi trazer a figura humana, e quem mais está sendo beneficiado pela pesquisa da Agrária é o agricultor. Queríamos mostrar o que mudou, o que evoluiu, em comparação com a época em que os imigrantes chegaram a Entre Rios”, explicou Tais.

A 3ª edição do Prêmio Franz Jaster de Comunicação tinha como temática a excelência em cereais de inverno. Entre os principais objetivos do concurso estão a valorização do empenho jornalísticos na cobertura do trabalho de pesquisa desenvolvido pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) e difundido durante o WinterShow 2015 – realizado pela Cooperativa Agrária entre os últimos 20 e 22 de outubro. Da mesma forma, o prêmio honra a história e o nome de um dos primeiros e mais importantes pesquisadores da Cooperativa, Franz Jaster.

“O Prêmio Franz Jaster tem se tornado um evento cada vez mais importante para a Agrária, porque temos atingido o objetivo de difundir melhor o trabalho de pesquisa, que vem sendo feito pela FAPA. Primeiramente, através do WinterShow e, posteriormente, através dos profissionais de imprensa que cobrem o nosso evento”, observou o presidente da Agrária, Jorge Karl. “Conseguimos ver a criatividade, dedicação e profissionalismo da imprensa e isso tem trazido resultados muito bons, tanto para a Agrária quanto para a Unicentro”.

O concurso é promovido pela Cooperativa Agrária em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste. “Em um evento dessa natureza, todos os parceiros saem fortalecidos e ganham muito. A universidade tem por finalidade principal o desenvolvimento do conhecimento cientifico e teológico. Além disso, tem como missão o desenvolvimento da sociedade. E uma parceria dessa, com o prêmio aos profissionais de comunicação alcança essas intenções”, afirmou o vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza.

Confira os vencedores do Prêmio Franz Jaster 2015:

Fotografia:

1º lugar: Bárbara de Oliveira Miranda, do Site da Acig, com a fotografia "O verde do trigo"; Elizabeth Machado, da Revista Visual Guarapuava

2º lugar: Elizabeth Machado, da Revista Visual Guarapuava, com a imagem "WinterShow o compartilhamento da excelência em cereais de inverno"

3º lugar: Eliziane Dalenogari, fotógrafa da Rede Sul de Notícias, com "WinterShow 2015: os drones estão chegando"

Jornalismo Impresso ou Online

1º lugar: Carlos Guimarães Filho, com a reportagem "Em meio a 'quebradeira', WinterShow aposta em pesquisa para garantir qualidade, da Gazeta do Povo"

2º lugar: Andréa Alves, pelo Fatos Online, com a reportagem "Especial WinterShow 2015 – Agronegócio está na contramão da crise econômica"

3º lugar: Luciana de Queiroga Bren, com a reportagem "WinterShow contribui para o desenvolvimento regional", publicada pela Revista do Produtor Rural

Radiojornalismo

1º lugar: Luãn Chagas, Rádio Cultura: "Tendências"

2º lugar: Luãn Chagas, Rádio Cultura: "Agricultura de Precisão"

Material Televisivo

1º lugar: Tais Nichele, Rede Sul de Notícias: "O Wintershow e o desenvolvimento da agricultura".

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo