Da Redação, com assessoria
Em extensa agenda na Universidade de Chicago, em Illinois, e nas Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, o deputado estadual Guto Silva e a subsecretaria da ONU e diretora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a América Latina e Caribe, Jessica Faieta escolheram a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná como referência da ONU para a implantação de programa de discussão para a melhoria da qualidade de vida e ações sustentáveis para os anos de 2020 e 2030.
Os 193 Estados-Membros da ONU adotaram, neste ano, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável composta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS substituem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), vigentes até dezembro.
Ratinho Junior quer trazer projetos chancelados pela ONU para promover o desenvolvimento urbano e social nos municípios do Paraná. O secretário quer agregar os projetos de desenvolvimento Humano da ONU às ações que já são realizadas pela Sedu em todo Paraná. Na Universidade de Chicago, os políticos paranaenses participaram de um seminário sobre eficiência na gestão pública. Foram palestrantes e debateram com alunos da graduação, especialização, mestrado e doutorado da faculdade de políticas públicas da instituição.
O debate foi focado no convênio que o Paraná firmou com a instituição, no sentido de fomentar esta relação, de forma prática, em busca de soluções e projetos. A ideia que será trazida para o Paraná é de selecionar cidades e montar uma estratégia de desenvolvimento com apoio da universidade.
Essa troca de experiência internacional, possibilita a fomentação de novos projetos bilaterais, desenvolvendo a gestão das políticas urbanas nas obras desenvolvidos pela SEDU. Para o secretario Ratinho Junior, esse estímulo fortalece a pesquisa nas universidades e em contrapartida esse conhecimento é aplicado na prática pelos próprios pesquisadores. “ A nossa reunião na ONU foi bastante produtiva. A SEDU foi escolhida no Brasil como referência para o aprimoramento do PNUD. O que demonstra que o nosso trabalho de gestão vem atraindo os olhares do mundo. Esse know how de gestão americano, vamos aprimorar ainda mais nas obras estado, otimizando o tempo e acima de tudo, entregando benfeitorias de qualidade para toda a população”, afirmou Ratinho Junior.
“Importante formalizar esse convênio com um dos maiores centros de fomento de pesquisa e que mantém laboratório atuante com jovens cientistas nessas áreas”, afirmou Guto ao lembrar que a Universidade de Chicago é uma das recordistas na produção de prêmios Nobel. Para o parlamentar, a experiência com laboratórios com jovens cientistas auxilia na inovação e enfrentar novas questões da administração pública. “Trocar experiência com novos cientistas é a melhor estratégia para encararmos questões atuais como mobilidade, segurança e qualidade de vida”, ressaltou.