Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Alunos do Colégio SESI Guarapuava debatem o Dia Nacional da Consciência Negra. Para a diretoria do cole´gio, longe de ser um momento de comemoração, a programação teve diversos debates, filmes e apresentações artísticas.
A população negra que é maioria no Brasil e que ainda é tratada como minoria em diversos setores – públicos ou privados – chegou a 53% (IBGE) na última Amostra de Domicílios (PNAD) em 2014. Outro fator importante (2015) no recente documento “Mapa da violência – Feminicídios de Mulheres no Brasil” mostrou que as taxas de homicídio e feminicídios da população branca apresentaram queda, enquanto aumentam as taxas de mortalidade entre os negros. De 2003 a 2013 – a fazer exemplo – o número de feminicídios de mulheres negras subiu de 1.864 para 2.875. "Portanto, é por conta de dados como estes e muitas outras questões que não podemos ficar calados diante desse extermínio da população negra que ocorre em nosso país".
A programação fez parte das atividades das disciplinas de Filosofia, Sociologia e Inglês com os professores Giancarlo Marinho Costa e Eurico Podolak.
Teve audição musical, ciranda, maracatu, debates sobre o que são minorias, professores convidados, longas e curta-metragens.”