Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Mais de 1.300 litros de água, doação de sócios e parceiros do Sindicato Rural de Guarapuava para a Campanha Produtor Solidário foram despachados para Governador Valadares (MG) e região, para moradores atingidos pela tragédia causada pelo rompimento das duas barragens, no município de Mariana-MG.
A arrecadação do Sindicato Rural soma-se às demais que estão ocorrendo em Guarapuava, sob a coordenação da empresária Márcia Masnik, integrante do grupo de corredoras amadoras, Divas do Asfalto. "Em três dias úteis de campanha, arrecadamos mais de 1.000 litros de água; esperamos arrecadar ainda mais até sexta-feira. Convidamos cada sócio e parceiro a ajudar com, pelo menos, 1 litro de água", convoca a gerente da entidade, Luciana de Queiroga Bren.
A campanha continua até sexta-feira (27). As doações podem ser deixadas na recepção do Sindicato Rural de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, 58 – Trianon).
Tragédia
As barragens Fundão e Santarém da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, se romperam no dia 5 de novembro, despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água. O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas. A tragédia deixou mortos, desaparecidos e desabrigados que sofrem com a poluição da água do leito do rio Doce. A lama alcançou outros distritos de Mariana, como Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa. Os rejeitos no Rio Doce afetaram dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.