22/08/2023
Agronegócio

Clima provoca queda de produtividade nas culturas de inverno em Guarapuava

imagem-103964

Da Redação

Guarapuava – As chuvas não têm dado tréguas na cidade e isso já está afetando a agricultura do município. Apesar de não ser a região do Paraná com maior volume de precipitações, dos 30 dias no mês de novembro, em 22 houve chuva na cidade e, mesmo sendo um volume considerado normal, a falta de sol é o que mais tem trazido prejuízos, segundo Dirlei Manfio técnico do Departamento de Economia Rural (Deral). “É bastante chuva. Mas ainda é difícil traçar um panorama dos prejuízos. O que podemos afirmar é que vai ter sim uma quebra de produção de cerca de 30%, isso em relação a qualidade do produto, já que a falta de sol afeta no crescimento das plantas”, explica.

De acordo com Manfio, ainda há aproximadamente 8% de todo o trigo plantado esperando para ser colhido nas lavouras, quando as chuvas pararem. Também por conta do clima, apenas 75% da soja foi plantada até agora. Nessa mesma época do ano passado, o volume chegava aos 95%.

As culturas que mais estão sofrendo com esses problemas climáticos são as de inverno, que já estão passando da época da colheita e, os produtores, devem sim sentir os prejuízos. “O volume de chuvas nem é tanto, mas são muitos dias seguidos com chuva e sem luminosidade. É certo que houve uma quebra na produção, mas temos que ver agora qual o real prejuízo, principalmente no trigo. Pode ser que parte da cultura nem sirva para a panificação e tenha que virar ração animal”, explica Manfio.

Segundo dados divulgados pelo Simepar, o volume acumulado de chuva para a região Centro-Oeste do estado foi de 259mm em novembro. Já em outras regiões, como o Norte e Noroeste, por exemplo, o volume foi bem maior, totalizando 428 mm. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.