22/08/2023

Araupel investe R$ 147 milhões em Guarapuava

imagem-104362

Jonas Laskouski com Assessoria (Fotos: Lizi Dalenogari/RSN)

Guarapuava – "Fechando um ano extremamente importante na nossa história, Guarapuava ganha um excepcional presente neste aniversário, consolidando conquistas históricas." O prefeito Cesar Silvestri Filho tem razão nessas palavras, proferidas na manhã desta quarta (9) durante a inauguração da unidade da Araupel em Guarapuava, a mais moderna fábrica de molduras da América Latina. Cerca de 430 convidados, entre autoridades, empresários, clientes, fornecedores, imprensa e também investidores estrangeiros vindos de diversos países (Noruega, Alemanha, Áustria, Itália, México, Chile e Argentina) puderam conhecer as instalações dessa gigantesca empresa, que depois de mais de 40 anos funcionando em Quedas do Iguaçu, chega a Guarapuava com números impressionantes.

Foram investidos, até agora, R$ 147 milhões numa estrutura que ocupa uma área de 135.000 m2 e que, quando estiver operando em sua total capacidade irá produzir 6 mil metros cúbicos de molduras por mês, enchendo 120 contâineres do produto final. O leitor deve estar se perguntando se são molduras de quadro, certo? Não são, e eu explico. O que para nós, brasileiros, é conhecido como gesso, usado para fazer sancas, forros e acabamentos, para o mercado externo é conhecido como moldura. E é esse mercado, o principal cliente da Araupel. 100% da produção da unidade Guarapuava será exportada para os Estados Unidos, Canadá e Europa. Além das molduras, a empresa destaca-se nas exportações de marco de portas, componentes de escada e de janela, painéis de móveis e lambris.

Voltemos aos números. Serão processadas cerca de 30 mil toneladas de toras por mês (30 toras por minutos), em maquinários importados dotados de scanners da mais alta tecnologia, que possibilitam o máximo aproveitamento da madeira, reduzindo a perda da matéria-prima. Para que isso fosse possível, foi criado um grupo de empresas que atua no mercado internacional e que trouxe essa tecnologia para o mercado brasileiro. "O grupo EuroForce reúne os principais fornecedores de tecnologia e equipamentos para a transformação de toras em produtos finais", conta o idealizador do grupo, Carlos Moosmayer.

Num tour realizado com Célio Sarmento, gerente do projeto, pelos principais pontos da Araupel, foi possível perceber a estrutura detalhadamente projetada e claro, ótimas práticas de sustentabilidade, compromisso que está presente em toda a cadeia produtiva da fábrica: iluminação zenital, que permite a entrada de luz natural e arejamento do local; a biomassa proveniente do processo produtivo, que atende a mercados como o de geração de energia, indústrias de cerâmica e aviária. Também foi construído um lago artificial de 4.500m3 de reservatório, que retém a água da chuva para ser usada na caldeira, lavagem de máquinas e equipamentos, entre outros processos, reforçando ainda mais o caráter sustentável da empresa.

Com suas florestas, a Araupel garante o suprimento de matéria-prima, que será da região na sua totalidade, em um rígido controle de qualidade desde o plantio até o produto final. A sustentabilidade faz parte da vida da empresa e está no respeito ao meio ambiente, no bom manejo florestal, na preservação da fauna e da flora e na utilização da biomassa oriunda de resíduos de madeira. 

Os planos da Araupel são ambiciosos e já existem projetos de expansão em andamento. "Aqui vamos crescer, porque encontramos pessoas que querem crescer juntos", disse Tarso Giacometti, diretor da Araupel. Numa ode ao trabalho, o executivo elogiou o desenvolvimento da cidade e disse estar extremamente satisfeito com a acolhida que recebeu em Guarapuava e que espera retribuir. Na verdade, a Araupel já está fazendo isso. Em total operação, serão gerados cerca de 1.600 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos .Além de programas sociais, o funcionário é outra grande preocupação da empresa, que possui uma série de benefícios que se estende às famílias dos empregados.

Realmente, nesses 196 anos, Guarapuava ganhou um presente e tanto. Como uma floresta em constante movimento, assim é nossa cidade que fecha com chave de ouro, um ano de muitas conquistas. Parabéns, Guarapuava e seja bem-vinda, Araupel.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo