22/08/2023
Política

Lei denomina " Capital do Turismo"

imagem-104420

Da Redação com Assessoria

O governador do Estado, Beto Richa (PSDB), sancionou a lei nº 18.641/2015 que concede à Foz do Iguaçu o título de "Capital do Turismo do Estado Paraná". O momento foi acompanhado pela autora da lei, a deputada Claudia Pereira (PSC).

Motivada por muitos fatores a apresentar este Projeto de Lei, entre eles está o fato do município ter a maior população de fronteira do Brasil, somando 263.647 habitantes, o que coloca Foz do Iguaçu em uma localização privilegiada, na tríplice fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina, no centro geográfico do Mercosul.

A cidade também é conhecida como destino turístico internacional por abrigar uma das sete maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu, e a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, a Itaipu Binacional. Foz do Iguaçu é o segundo destino na preferência dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil, de acordo com pesquisa da Embratur.

Além disso, Foz está em primeiro lugar entre as cidades não capitais no Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, feito pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo – Mtur.

O município conta com um dos seis maiores parques hoteleiros do Brasil, com mais de 23 mil leitos e possui, ainda, uma das melhores infraestruturas do país para a realização de eventos. Seus centros de convenções são capazes de receber, juntos, 40 mil pessoas, simultaneamente.
Foz do Iguaçu é uma cidade cosmopolita, que abriga mais de 70 etnias e vem se firmando também como polo de conhecimento e de novas tecnologias. Segundo Claudia Pereira, Foz é merecedora deste título. "Nossa cidade já é, de fato, conhecida como a Capital do Turismo, nada mais justo do que conceder este título por lei, que acima de tudo, é um reconhecimento e uma maneira de destacá-la entre outras cidades turísticas do Estado e do País".
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo