Da Redação com Assessoria
Laranjeiras do Sul – O clima é de tensão nas comunidades de Passo Liso e Boa Vista, no interior do município, desde o último final de semana. A tensão começou ainda no último sábado (05), quando indígenas invadiram terras na comunidade de Passo Liso e expulsaram uma família de agricultores familiares que trabalhava no local. Os indígenas alegam ser os proprietários legítimos da área. A Polícia Militar foi acionada e um PM foi agredido por um indígena, tendo as mãos cortadas com golpes de facão. O estado clínico do policial é estável. Outro policial foi mantido refém, em uma tentativa de negociação. Os indígenas solicitavam a troca do policial por um índio detido após a ocupação das terras em Laranjeiras do Sul.
A situação preocupou o deputado federal Assis do Couto (PT). “São colonos, pequenos agricultores, que estão tendo que abandonar suas casas construídas há mais de 50 anos”, enfatizou o deputado. “Eu já conversei com o secretário de Segurança Pública do Paraná, e tentei conversar com a Funai para evitar um conflito que possa resultar em morte. Faço esse registro para alertar as autoridades, pois há completa ausência do Estado Brasileiro no local. Temos índios e colonos armados na iminência de um conflito”, reforçou.
O pronunciamento do parlamentar aconteceu durante sessão da Comissão de Agricultura da Câmara. Assis pediu que o Estado Brasileiro permaneça alerta à situação, pois novos conflitos entre a população local e os indígenas podem acontecer a qualquer momento.